ingressa corensp

FEMA passa a integrar o “Ingressa Coren”

Projeto do Conselho Regional de Enfermagem, em parceria com Instituições de Ensino Superior, visa desburocratizar o acesso ao registro profissional para alunos

Os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) receberam, no último dia 17 de novembro de 2021, a visita virtual, via Microsoft TEAMS, do Enfº Márcio Bispo, representante do Conselho Regional de Enfermagem. Na ocasião, os alunos receberam orientações sobre o projeto Ingressa Coren, do qual a FEMA faz parte.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, a professora Fernanda Cenci Queiroz, esse projeto é uma forma da instituição de ensino orientar os futuros enfermeiros, antes mesmo deles se formarem, como funciona o Conselho Regional de Enfermagem, bem como para adiantar a parte burocrática da inscrição deles no Coren, “nesse encontro, o representante solicitou que todos entregassem à coordenação os documentos necessários para o registro. E, assim, nós da FEMA daremos o devido andamento para que a carteirinha de registro profissional de todos os alunos fique pronta até o dia da colação de grau. Assim, os nossos estudantes terão a oportunidade de receber, das mãos de um representante do Coren, o seu registro de enfermeiro, agilizando a vida profissional deles e enaltecendo esse momento da formatura tão nobre, após os cinco anos de graduação”, conta a coordenadora.

Para a aluna Sara Sampaio Mendes, aluna do 5º e último ano da Enfermagem, destaca que desde o começo já imaginava que teria de ir até Marília (Sede regional do Conselho) para obter o seu registro no Coren, mas quando ficou sabendo que poderia resolver essa burocracia virtualmente facilitou mais ainda, “quando tivemos o encontro com o Enfº Marcio Bispo via TEAMS, ele nos explicou todo o passo a passo do que teríamos de fazer para realizar o cadastro. Foi tudo muito atenciosos e todas as minhas dúvidas foram respondidas na hora. Se eu não tivesse conhecido o Ingressa Coren, acredito que seria algo mais difícil e complicado para poder conseguir, então sou muito agradecida em toda essa cooperação em nos ajudar a conseguir o registro de uma maneira mais fácil”, comenta a aluna.

Segundo o Enfº Márcio Bispo, o principal objetivo do projeto Ingressa Coren é aproximar os novos profissionais formados na área do Conselho. “Os alunos participantes do ingressa tem a oportunidade de adquirir a sua carteira de identidade profissional o mais rápido possível para ingressar no mercado de trabalho assim que se formam, ou seja, já saem da faculdade com seu registro profissional. O aluno não precisará se preocupar em se deslocar até o Coren ou qualquer uma das subseções, é o próprio Coren, com a ajuda das instituições de ensino, que fará todo trâmite documental viabilizando sua inscrição de forma ágil, desburocratizando o processo. Além disso, essa também é uma forma do Coren estreitar os laços com os coordenadores, docentes e a instituição de ensino”, finaliza o representante do Coren.