banner-330x200

Aluna apresenta em quatro eventos científicos

Pesquisa foi desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da FEMA

A estudante Jéssica Vasconcelos Claudio, do 2º ano do curso de Fisioterapia da FEMA, desenvolveu o trabalho intitulado “Imersão em água fria sobre parâmetros hemodinâmicos: revisão sistemática com meta-análise”, sob orientação do professor Dr. Alan José Barbosa Magalhães. Realizado por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC) da FEMA, o trabalho foi apresentado XIV Fórum Científico FEMA, no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 2021 (ENEPE 2021), da Unoeste de Presidente Prudente, e no 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), no campus de Ribeirão Preto.

No próximo dia 19 de novembro, o trabalho também será apresentado no 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia (SBC 2021), da Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Para mim foi gratificante aprender mais sobre estudos científicos e desenvolver esse trabalho ao longo desse ano de 2021. Eu só tenho a agradecer à FEMA, ao PIC e ao professor Alan pela oportunidade”, disse a estudante.

Entenda as conclusões da pesquisa:

A revisão sistemática com meta-análise é um trabalho científico no qual é realizado levantamento bibliográfico e uma análise estatística (meta-análise). A Imersão em Água Fria consiste na imersão dos membros superiores ou inferiores, em uma temperatura que pode variar entre 5 e 15° C, no período de 9 a 15 minutos. A técnica é muito utilizada por praticantes de exercício de diversas modalidades para acelerar a recuperação muscular e metabólica. Entretanto, nesta pesquisa, a estudante observou que a imersão de partes do corpo em água fria, na tentativa de acelerar a recuperação pós-exercício, não apresentou melhora significativa quando comparada à imersão em água em temperatura ambiente.

As inscrições para o Programa de Iniciação Científica da FEMA estão abertas até 10 de dezembro de 2021, com oferta de 60 bolsas para estudantes de onze cursos da instituição - Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Fotografia, Medicina e Química Industrial. Professores e estudantes interessados em participar podem submeter seus projetos pelo site da FEMA.