FEMAPpNot

Campanha é finalista de Prêmio

Pra frente, pra FEMA foi realizada em Assis pela Agência Z5 Comunicação e produzida pela Oeste Cinema

"Pra Frente, Pra FEMA" (2020) é finalista na categoria Campanha - Sudeste Interior do Profissionais do Ano, um dos principais prêmios da propaganda brasileira. A campanha de vestibular 2021 da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) foi realizada no município pela agência de publicidade Z5 Comunicação, com produção da Oeste Cinema.

Guilherme Xavier, coordenador do Polo Audiovisual do Velho Oeste, localizado em Assis, e diretor dos filmes, vê a indicação como um grande reconhecimento para o cenário da indústria criativa que se estabelece na cidade. Segundo ele, o reconhecimento não é de hoje: "Assis é uma pequena cidade do interior, mas vem sendo representada com frequência entre os finalistas deste que é o maior prêmio da propaganda no Brasil."

André Paccini, sócio e diretor de criação da Z5 Comunicação, conta que a campanha "Pra Frente, Pra FEMA" foi elaborada sob o tema da superação. "O vestibular é um momento especial na vida dos jovens, em que eles estão se preparando para deixar a vida escolar para trás e ingressar na sua jornada profisisonal, é o momento de olhar para si e tentar visualizar onde você quer estar e quem você vai ser no futuro. E é sempre difícil passar por este momento, por isso nós tivemos a intenção de produzir o conceito 'Pra Frente, Pra FEMA', buscando motivá-los a dar o primeiro passo nesse caminho", explica.

Assis: cidade no radar da Indústria Criativa

Não é a primeira vez que a cidade de Assis se destaca na premiação. Nos últimos 7 anos, Assis teve finalistas em 5 edições do prêmio Profissional do Ano, sendo finalista e premiada em 2019, com mais uma campanha produzida pela Oeste Cinema.

Sede do Polo Audiovisual do Velho Oeste, a recorrência de indicações e prêmios na cidade coloca Assis no radar da indústria criativa estado de São Paulo. Guilherme Xavier explica que Assis vem desenvolvendo expertise e atraindo cada vez mais profissionais do Cinema e Audiovisual de outros municípios do interior para atuar na região.

"A publicidade assisense já é destaque de premiações nacionais há muito tempo, e emprega muita gente qualificada na cidade. Agora, o audiovisual vem se somando a essa força, gerando emprego e renda, e sendo reconhecido", afirma Guilherme Xavier. Para a produção dos filmes da campanha, foram gerados mais de 40 postos temporários, ocupados por profissionais da região, foram expendidos recursos no setor hoteleiro, de postos e combustíveis, alimentação, entre outros, ampliando o impacto da produção audiovisual na economia local.

Estudantes de Publicidade da FEMA contribuíram para a elaboração dos roteiros

Além dos profissionais contratados, Guilherme Xavier conta que os roteiros da campanha foram desenvolvidos com os estagiários da FEMA integrados ao Polo Audiovisual do Velho Oeste. "Isso reforça a importância de investir na formação de jovens e na criação de um ecossistema criativo com potencial de ser um novo vetor de crescimento econômico para a nossa cidade", explica.

Ana Luiza Antunes, coordenadora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da FEMA, afirma que ao dar oportunidade para o aluno experimentar o mercado, ele inicia sua jornada profissional em paralelo às atividades acadêmicas, o que permite um crescimento importante na vida do estudante. "Com essa vivência, o aluno aprende, amadurece e inicia sua vida profissional confiante e motivado", complementa Ana Luiza Antunes.