Enfermagem trabalha em testagem de alunos

Parceria entre a coordenação do curso de Enfermagem da FEMA, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação promove testagem em massa de crianças da Rede Municipal de Educação durante o retorno presencial às aulas

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, começou a promover nesta semana uma ação de testagem em massa de crianças e adolescentes de toda a Rede Municipal de Ensino de Assis, como uma forma de avaliar a circulação do vírus não só nas escolas, como nos bairros.

De acordo com a professora mestra Fernanda Cenci Queiroz, coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, a ideia é também aproveitar este momento de retorno seguro às aulas presenciais em toda a rede de ensino de Assis para abordar as formas corretas de prevenção ao contágio. “No momento do resultado dos testes, nós, professores e alunos, estamos fazendo um atendimento individual, orientando as crianças e seus representantes legais sobre medidas de biossegurança, como o uso correto das máscaras, a lavagem das mãos, o uso do álcool em gel e a importância do distanciamento social, abrindo também um espaço de acolhimento, para que elas tirem as suas dúvidas, colaborando para um retorno seguro às aulas presenciais”, comenta a coordenadora.

A iniciativa para essa ação gigantesca partiu da Secretaria Municipal da Saúde, que recebeu cerca de 6 mil kits de testes de covid-19 do governo federal, logo em seguida, procurou a FEMA para que o município encontrasse uma boa forma de utilizar esses testes. “Fizemos várias pesquisas ao longo dos últimos dias e avaliamos que neste momento de retorno seguro às aulas, a testagem em massa das crianças seria de grande importância e daria uma maior segurança aos pais, uma vez que ainda não há vacinas disponíveis para essa faixa etária” explica Fernanda.

Com esse rastreamento feito a partir dos testes, os alunos e professores do curso de Enfermagem, com o apoio da Secretaria da Saúde, poderão apresentar novos dados sobre o coronavírus na cidade, com estatísticas e frequência da circulação viral, por exemplo. “Os testes que dão resultado de ‘possível positivo’ são encaminhados imediatamente ao SUS, para que as Unidades Básicas façam o devido acompanhamento da criança e de sua família, isolando e evitando a contaminação nas escolas - se realmente for um caso positivo.”, diz a coordenadora.

Os testes estão sendo organizados pela Secretaria Municipal da Saúde nas escolas de toda a rede de ensino municipal. De acordo com Fernanda, as direções das escolas e suas equipes estão marcando os dias de testagens intercalando com os dias de aulas e, às terças e quintas-feiras são colhidos os testes nos alunos, na presença de um responsável legal, após o consentimento do mesmo. “Para evitar aglomerações desnecessárias, 15 crianças são testadas de hora em hora. A ação ainda deve durar por mais algumas semanas. A experiência está sendo muito significativa, uma vez que a volta das aulas é um grande momento de promoção e prevenção à saúde de nossas crianças, bem como também traz maior segurança aos pais nessa volta às aulas”, finaliza Fernanda.