IMESA

Atual diretoria do IMESA completa três anos

Sob a atual gestão, IMESA realizou inúmeras realizações e conquistas para a instituição

A direção do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), completa mais um ano sob a gestão do professor mestre Gerson José Beneli e do professor doutor Alex Poletto, no dia 22 de agosto de 2021. São três anos de grandes ações mobilizadoras e realizações institucionais pedagógicas que enriqueceram ainda mais a vida cotidiana da FEMA.

De acordo com o professor Gerson, o último ano “foi um período de grandes desafios, principalmente em razão da pandemia da covid-19. Tivemos que enfrentar, de uma hora para outra, a dificuldade de adequar as nossas aulas presenciais em aulas remotas para todas as turmas de todos os cursos. Mas em pouco mais de uma semana, com a ajuda talentosa de profissionais competentes do CEPEIN, o Centro de Pesquisa em Informática, conseguimos transformar as nossas aulas presenciais em remotas, pela Plataforma Teams, atendendo a 100% de todos os nossos alunos”, fala Beneli.

As principais conquistas deste último ano de gestão foram a consolidação das aulas remotas, iniciadas ainda em março de 2020, através da plataforma Teams, que tem tido grande êxito entre os alunos e professores. O planejamento e a criação de projetos de novos cursos de graduação e pós-graduação, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), como é o caso dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo - o primeiro, já entra no próximo vestibular e o segundo está na fase final de aprovação. “Também encaminhamos o projeto do Curso de Educação Física, nas modalidades de bacharelado e licenciatura e Pedagogia (EAD), já em tramitação no CEE. Também obtivemos a aprovação dos cursos de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação, Enfermagem e Direito. Outro desafio enfrentado foi o encaminhamento do Plano de Carreira dos Docentes da FEMA, um sonho antigo de todos os professores. Ainda neste ano pretendemos encaminhar ao CEE o projeto para a transformação em Centro Universitário, que dará um novo status à Instituição e que permitirá uma autonomia maior para a criação de novos cursos, implantando-os mais rapidamente”, explica o diretor acadêmico.

Para Alex Poletto, vice-diretor acadêmico, "chegamos a três anos de mandato, com muito trabalho, muitas mudanças e muitas realizações acadêmicas. Elaboramos o PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional, para os próximos cinco anos. Implantamos as Bibliotecas Digitais, com acesso individual e exclusivo aos nossos alunos e professores. Criamos os NDE, Núcleos Docentes Estruturantes, essenciais para atualizações e renovações dos cursos. Oferecemos treinamentos da metodologia de Ensino à Distância, bem como aperfeiçoamentos no uso de recursos das ferramentas Moodle e Teams, por meio do Núcleo EaD e do CEPEIN, Centro de Pesquisas em Informática. Criamos a modalidade eletrônica e digital da Revista INTELECTO. Ampliamos as bolsas de Iniciação Científica. Disponibilizamos aos nossos alunos e professores um espaço de inovação, o Hub Inova FEMA. Criamos e ampliamos o Núcleo EaD, que auxilia nossos coordenadores de cursos na inclusão de disciplinas no formato à distância. Ampliamos o projeto FEMA Robótica para os municípios de Tarumã e Florínea, que tem dado bons frutos. Solicitamos anualmente aos coordenadores e ao NDE, atualizações em todos os nossos cursos e a inclusão de inovações, no sentido de atender a demanda do mercado de trabalho. Realizamos ações sociais junto aos Projetos FEMA Cidadania, FEMA Rondon, dentre outros, por meio de nossos cursos. Enfim, foram três anos muito produtivos, de comprometimento, crescimento e avanço de nossa instituição em todas as frentes, sempre com apoio incansável de nossos excelentes times de coordenadores, professores, colaboradores. Após 33 anos de existência do IMESA, acreditamos que estamos prontos e que chegou o momento de solicitar, junto ao CEE-SP, o pedido de transformação do IMESA/FEMA em um Centro Universitário. Parabéns a todos, em especial aos nossos alunos, que acreditaram em nossa Instituição", finaliza Poletto.

Outro marco histórico para este ano de 2021 é a colação de grau da primeira turma do Curso de Medicina, “teremos os primeiros médicos formados em Assis pelo IMESA/FEMA. Isto nos enche de orgulho! Para o próximo ano esperamos seriamente o retorno das aulas presenciais, desde que tenhamos segurança de saúde para os nossos alunos e professores”, comemora Beneli. Além disso, é esperado para o próximo ano o encaminhamento de outros projetos para novos cursos, como o da Engenharia Agronômica, que já está em fase final de estudos. “Com isto, mantemos o IMESA/FEMA sempre pensando em inovar e criar novos cursos, para atender uma demanda enorme de alunos da nossa região”, finaliza o Diretor Gerson José Beneli.