Main Menu

Conheça a Fema

I Oficina de Trabalho para Gestores Públicos de Assis e Região

FEMA promove encontro de Gestores 

 

 

 

A I Oficina de Trabalho para Gestores Públicos de Assis e Região foi realizada na manhã do dia 16 de julho de 2021 e contou com a presença de representantes de 12 cidades da região de Assis

 

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 16 de julho de 2021, das 8h30 às 12h, nas dependências do Auditório da FEMA, a I Oficina de Trabalho para Gestores Públicos de Assis e Região. O encontro foi promovido em conjunto com a coordenação do curso de Medicina da instituição e liderado pelas professoras Arlete Aparecida Marçal, Shirlene Pavelqueires e Patrícia do Amaral Oishi, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Assis e dos 12 outros municípios que fazem parte da Microrregião de Assis.

 

De acordo com Shirlene Pavelqueires, a oficina teve como objetivo identificar as necessidades de saúde de cada um dos municípios que são atendidos pela rede de saúde de Assis, principalmente aquelas reprimidas, de forma que se torne possível elaborar intervenções que contribuam ainda mais com os atendimentos regionais, organizando a rede do SUS integrado, pautando sempre os princípios de universalidade, integralidade e equidade, que são as bases do Sistema Único de Saúde brasileiro. “Por conta dessa parceria da FEMA com a Secretaria de Saúde, nós temos o grande trunfo de ter o curso de Medicina espalhado em praticamente todos os serviços de saúde oferecidos pelo município, seja na UPA, no Hospital Regional, na Santa Casa, Ambulatório de Especialidades e até mesmo nas Unidades Básicas de Saúde. E é por isso que estamos promovendo essa oficina, pois precisamos identificar quais são as principais demandas dos 12 municípios que fazem parte da nossa Regional de Saúde, para que juntos possamos melhorar ainda mais o atendimento”, conta a professora do curso de Medicina.

 

Durante a oficina, os gestores representantes dos 12 municípios tiveram 40 minutos para escrever em um papel todas as características de suas populações, quais são os serviços de saúde que eles conseguem oferecer e quais são as dificuldades que eles estão enfrentando, como também quais são os empecilhos encontrados ao tentar encaminhar pacientes para o município-sede, que é Assis. Segundo a coordenação, as respostas serão encaminhadas à uma plenária que servirá como um ponto de partida para melhorar cada vez mais o atendimento na região.

 

Para Cristiani Silvério de Andrade, Secretária Municipal de Saúde de Assis, “é muito importante para nós a realização desse evento, que por conta da pandemia, tivemos que adiar por um bom tempo. Estamos em um momento oportuno e é muito importante para nós esse apoio que recebemos da FEMA para que esta ação fosse realizada. Com a pandemia um pouco mais controlada, nós conseguimos dar um pouco mais de atenção às outras demandas que temos na saúde, que não são poucas e que acabaram represadas por conta desse momento que estamos passando. E, ter esse momento aqui com todos os gestores é de uma importância singular, por que é a partir dele que poderemos começar a pensar em um SUS regional, interligado e que funciona, e quem ganha com isso é a população”, comenta a secretária.

  

Nós estamos nos preparando para sair desse momento de pandemia, que foi muito difícil para todo mundo, mais ainda para os gestores de saúde de toda a região, que tiveram uma carga de trabalho extraordinária durante todos esses meses para segurar a contaminação em nossa região. Mas é hora de olhar adiante, de olhar para o futuro, hora de olhar para as outras patologias e como a Saúde em si vai transitar nesse novo mundo, nesse novo horizonte a partir de agora. Então, é com muito orgulho que a FEMA abre esse espaço para que esses especialistas, técnicos e gestores discutem as bases desse novo jeito de trabalhar, pensando no bem de toda a comunidade externa, não só de Assis, mas de toda a região”, finaliza o presidente da FEMA, Arildo Almeida.

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

 

Back to top