enfermagemFEMA

Artigo é publicado em Revista de Enfermagem

Tese de doutorado da professora Adriana Avanzi Marques Pinto, do curso de Enfermagem da FEMA, é publicada na REBEn - principal meio de divulgação científica da Associação Brasileira de Enfermagem

Adriana Avanzi Marques Pinto, professora de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulta, Gestão em Enfermagem e Enfermagem Baseada em Evidências do curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) teve um artigo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem, a REBEn.

O artigo “Visão do estudante de enfermagem sobre aprendizagem ativa e sua inserção no mercado de trabalho” será publicado no volume 74º ed.: supl 5 da revista REBEn e tem como objetivo principal compreender a percepção dos egressos de um curso de enfermagem que utiliza métodos ativos de aprendizagem sobre a inserção no mercado de trabalho.

Originalmente, o artigo é a tese de defesa do doutorado em Enfermagem realizado pela professora na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), campus de Botucatu, concluído em 2018. Para Adriana, “é extremamente satisfatório poder compartilhar o resultado de um trabalho que durou 4 anos e, com isso, poder contribuir para a profissão da enfermagem. Produzir conhecimento hoje no Brasil ainda é algo muito difícil, o incentivo a pesquisa ainda não se apresenta sólido e seria importante termos um investimento maior para que se pudesse produzir ainda mais. O custo de uma pesquisa ainda é alto e as instituições de ensino e órgãos de fomento precisam se unir para que isso esteja mais presente em nosso cotidiano. Foi um longo período entre finalizar a tese e conseguir publicar seus resultados. Estamos vivenciando um cenário que merece o investimento em pesquisas que possam auxiliar nossa comunidade”, reflete a professora.

A Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), criada em 1932, é o órgão oficial de publicação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). É o mais antigo periódico da Enfermagem brasileira e sua missão é divulgar a produção científica das diferentes áreas do saber que sejam do interesse da Enfermagem, incluindo a que expresse o projeto político da Associação. É uma revista bastante conceituada e apresenta qualis A2 em enfermagem, essa classificação representa a qualidade da revista e seu conteúdo perante a comunidade científica, agregando informação de qualidade e divulgação de conhecimento.