luz e sombra

Alunos realizam mostra “Luz e Sombras”

Atividade proposta como forma de motivar estudantes em meio a pandemia teve grande adesão entre os estudantes, que produziram 75 fotografias sobre o tema

Os alunos do 1º e 2º ano do curso de Fotografia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA)  acabaram de lançar a mostra “Luzes e Sombras”, composta por fotografias produzidas pelos próprios estudantes nas disciplinas de Fundamentos e Técnicas de Iluminação.

De acordo com o professor da disciplina, Rubens Cardia, a ideia da mostra surgiu como uma forma de motivar os alunos durante a pandemia da covid-19, onde cada um dos estudantes pôde participar, mesmo aqueles que não possuíam câmeras e que fizeram uso de seus celulares. “Como o foco principal das disciplinas é desenvolver as habilidades de interpretação e controle da luz, propus aos alunos que eles produzissem imagens não dos objetos, como estamos acostumados, mas das linhas e formas que a luz proporcionavam nos ambientes, assim os alunos retrataram a luz da maneira com que eles viam, e para isso modificaram o olhar e a deixaram de lado a maneira tradicional de regular as câmeras para valorizarem a variação de luminosidade”, explica o professor.

A resposta dos alunos foi imediata, a atividade teve uma grande adesão entre os estudantes de Fotografia que realizaram belíssimos trabalhos, superando todas as expectativas. Por esse motivo, a coordenação do curso de Fotografia, junto com o professor Rubens, criou um site que, a partir do dia 1º de outubro de 2020, será dedicado exclusivamente a expor as 75 fotografias de 15 alunos que passaram por uma seleção feita pelos próprios professores e estudantes, sendo 6 alunos do 1º ano e 9 do 2º ano. A previsão é de que o site fique no ar pelo menos até o final do primeiro semestre de 2021 e dependendo da repercussão, poderá se transformar em uma atividade anual, com a realização de outras mostras nos próximos anos.

Os alunos que tiveram suas fotografias selecionadas para participar da mostra “Luz e Formas” foram Cleison Aparecido Ferreira, Giovanna da Silva Santos, José Cesário de Oliveira, Mateus Costa Braga, Rayana Grazielly Beitum Fernandes, Sarah Ellen Barros, Ana Laura da Silva Gaspar de Amorim, Carolina Freiria Godoi, Dayane Martins dos Santos, Gisele Evelise Luciano de Andrade, Johny Lopes da Silva, Mayara do Nascimento Pereira, Pedro Fuzetto Munhoz, Rafaela Bernardo Guimarães e Rafaela Bertolucci Hamada.

Toda a organização e criação da mostra “Luz e Sombras” e do site é de responsabilidade dos professores Carmem Portilho e Rubens Cardia. O período de exposição será de 01/10/2020 a 01/07/2021 através do link https://mostraluzeforma.wixsite.com/fotografias