FEMARondon

Projeto entrega camisetas aos participantes

O encontro aconteceu em formato drive thru e os alunos receberam uma camiseta e uma máscara do FEMARondon 2020

O FEMARondon 2020 convidou os alunos a retirarem suas camisetas e uma máscara do projeto, na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), no dia 19 de setembro de 2020 e, ao mesmo tempo, participarem de uma ação solidária de arrecadação de leite para uma das instituições parceiras. O encontro aconteceu em formato drive thru com intuito de evitar aglomerações.

Na edição deste ano, cerca de 25 estudantes da FEMA passarão por uma série de capacitações por meio de plataformas online, com intuito de se preparem para operação FEMARondon que acontecerá em outubro de 2020. O evento oferecerá para os assisenses diversas oficinas de atividades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com Danielle Ferrarezi, uma das professoras responsáveis pelo FEMARondon, o projeto tem o objetivo de ensinar as comunidades a irem em busca de seus objetivos. "As informações que passamos por meio do FEMARondon são como sementinhas que a gente planta na vida das pessoas; pois, por meio das oficinas que os alunos desenvolvem, os participantes aprendem e multiplicam esses conhecimentos no futuro”, comenta Danielle.

Neste ano, devido à pandemia, a operação FEMARondon acontecerá na última semana de outubro em Assis, de maneira online e com capacidade reduzida nos encontros presenciais. A oficinas propostas contemplarão idosos e crianças de comunidades dos bairros assisenses.

Todas as atividades são elaboradas e desenvolvidas pelos alunos do projeto acompanhadas pelos professores Osmar Machado, Jairo da Silva, Danielle Ferrarezi, Maria Angélica, Livia Basseto e Paulo Sergio da Silva.

Sobre o FEMARondon

O FEMARondon surgiu a partir de uma experiência com o Projeto Rondon nacional, que aconteceu em 2010 e foi criado pelo Ministério da Defesa, em parceria com os governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior. A FEMA já esteve presente em 4 operações do projeto nacional, nos estados de Tocantins, Goiás, Pernambuco e Maranhão.

Desde o início do projeto na FEMA, mais de 150 alunos já participaram. É uma oportunidade para os alunos entrarem em contato com diversas realidades e desenvolver atividades práticas de empreendedorismo e cidadania, além de ser um diferencial no currículo acadêmico e pré-requisito básico para quem se interessar em participar do Projeto Rondon nacional.

O FEMARondon já foi realizado em várias cidades da região, como Porto Almeida (distrito de Cândido Mota), Ibirarema, Echaporã, Lutécia e Florínea. Estima-se que mais de 1500 pessoas já foram atendidas pelo projeto.