Novas melhorias para as atividades remotas

Mesas digitalizadoras e programas de transmissão online são adquiridos pela instituição para aprimorar ainda as aulas remotas

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que está ainda com aulas presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, entrou no segundo semestre com muitas novidades para as aulas remotas. Procurando oferecer sempre um ensino de qualidade, a FEMA adquiriu para este novo ciclo de encontros online novas ferramentas para encurtar a distância entre alunos e professores, de modo a oferecer também maiores condições de trabalho para os docentes.

Desde o início do segundo semestre, professores do curso de Informática, Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Química estão usando uma mesa digitalizadora para aprimorar ainda mais a interatividade e a experiência dentro das aulas remotas - realizadas por meio do programa Microsoft Teams. O vice-diretor acadêmico, professor doutor Alex Poletto, informou que o objetivo da compra das mesas digitalizadoras foi de aperfeiçoar as disciplinas que necessitavam de uma interação manuscrita, semelhante ao uso de uma lousa ou quadro branco em sala de aula, em que o professor consiga realizar demonstrações de assuntos relacionados a matemática, estatística, cálculo, lógica matemática, dentre outras.

Segundo Poletto, todos os professores que solicitaram a mesa digitalizadora para a realização das aulas remotas, por intermédio de suas coordenadorias, já receberam o equipamento em suas casas, bem como instruções on-line de como instalar o equipamento em seus respectivos computadores e como utilizá-los em softwares usados em aula, e que, após a pandemia, essas mesas digitalizadoras voltarão para o almoxarifado da FEMA, onde qualquer um dos professores poderá utilizá-las.

Outra novidade divulgada pela FEMA é a aquisição do software StreamYard, que será usado para fazer as transmissões ao vivo de Webinars e Lives pelas redes sociais, como YouTube, Facebook, LinkedIn, Periscope e Twitch. A FEMA espera que, com esse programa, os cursos de graduação possam realizar ainda mais Webinars, palestras, Semanas Acadêmicas e diversos outros eventos por meio das plataformas disponíveis, além de possibilitar também a comunicação com alunos do ensino médio, através de Lives, para divulgar o vestibular da FEMA. Na versão paga, adquirida pela FEMA, o streaming é ilimitado e pode ficar ao vivo sem limite de horas, podem participar até 10 pessoas na tela e permite que o logotipo da FEMA seja inserido na transmissão.

Todas as novidades são para que o compromisso de oferecer um ensino de qualidade para todos os alunos, como ferramentas que promovam a interatividade e capacidade de aprimorar os conteúdos transmitidos pelos professores, não passe despercebido. A FEMA está constantemente preocupada em oferecer ferramentas para os professores, de modo que as aulas realmente transmitam os conteúdos que precisam ser absorvidos, com seriedade, mesmo após a pandemia.