I Congresso Interprofissional sobre Amamentação

Congresso Interprofissional de Amamentação

Evento realizado pela FEMA em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2020

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou nos dias 6 e 7 de agosto de 2020, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e a Prefeitura de Assis, o I Congresso Interprofissional de Assis sobre Amamentação. O evento foi realizado em comemoração ao Agosto Dourado, mês escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para falar sobre a conscientização da importância do aleitamento materno.

Por conta da pandemia da covid-19, o evento foi realizado totalmente online, aberto ao público com emissão de certificados para quem se inscrevesse pelo link divulgado pela FEMA. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Fernanda Cenci Queiroz, o evento teve ao todo 180 participantes e contou também com professores de diversas áreas da saúde e uma convidada especial, a enfermeira Lylian Dalete Soares de Araújo, professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenadora do projeto Poder Amamentar.

Durante os dois dias de evento, os presentes puderam participar de palestras com temas como o apoio ao aleitamento materno como forma de promoção de saúde do planeta, sobre a importância do incentivo ao aleitamento materno na Atenção Básica e sobre o suporte que é preciso dar à amamentação como parte da assistência durante o pré natal. Também participaram do evento, como palestrantes, a professora da FEMA, Mariana Sampaio de Oliveira Cavalhieri, mestre em "Ensino em Saúde" e docente também na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), atuante em Urgência e Emergência pediátrica e na Atenção Primária à Saúde; a também professora da FEMA, Vanessa Patrícia Fagundes, mestranda em Ciências da Saúde, Camila Delchiaro, coordenadora da Atenção Básica municipal, a professora da FEMA Mariana Romanholi Palma, doutora em Fisioterapia, e o professor do curso de Medicina e Fisioterapia da FEMA, Carlos Izaias Sartorão Filho, mestre e doutorando em Ginecologia e Obstetrícia.

O I Congresso Interprofissional também realizou um debate entre os profissionais da saúde, com estudantes do PET Saúde da FEMA, que lutam pela causa do Aleitamento Materno. A mesa foi composta pela Luciane Aparecida Rodrigues, responsável pelo Projeto Germinar de Assis, pela Dra Isabella Oliveira Fogaça, residente médica em Pediatria pela FAMEMA e por Luciana Gonçalves Carvalho, mestra em Ciências da Saúde e nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF). De acordo com a organização do evento, o público foi muito amplo, desde profissionais da saúde até gestante e mães em fase de amamentação, tanto de Assis, como também de outras cidades.