Notícia Enfermagem

FEMA recepciona calouros de Enfermagem

A semana de boas-vindas do curso de Enfermagem surgiu com o propósito de acolher os novos alunos, orientar alguns procedimentos que a Enfermagem exige, além de praticar a solidariedade

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) começou o ano letivo com muita energia e espírito de solidariedade, com a primeira semana dos calouros, marcada por momentos de integração e acolhimento. Para que os calouros fossem bem recepcionados, os representantes de cada ano de Enfermagem se articularam e foram incubidos de apresentar o curso aos calouros de maneira leve e integrativa.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora mestra Fernanda Cenci Queiroz, a semana de boas-vindas do curso surgiu com o propósito de acolher os novos alunos e colegas de profissão, além de compartilhar e orientar alguns procedimentos necessários que a Enfermagem exige. Dessa maneira, foi desenvolvido a entrega do "kit bixo" onde os calouros tiveram que usar durante a primeira semana de aula. Este kit tinha luvas, máscara e gorros para que os alunos usassem em sala e já se conscientizassem da importância da paramentação.

A semana de boas-vindas não foi marcada somente pela integração de calouro e veterano, mas sim de veterano com outros veteranos, já que os estudantes tiveram que se articular ao longo desses meses, pensando na melhor estratégia de recepção aos novos ingressantes na FEMA. “Foram momentos de muita receptividade entre os alunos. Os representantes de cada sala tiveram que se articular e pensar em uma recepção que fosse interativa e relacionada ao nosso curso de Enfermagem”, fala Fernanda.

Ani Caroline de Sousa, de 20 anos, aluna do terceiro ano de Enfermagem, diz que há dois anos ela foi acolhida por seus veteranos e agora chegou a sua vez de ter essa responsabilidade. “É encantador estar do outro lado, conhecer pessoas que iniciam esse sonho e as suas expectativas pelo que está por vir. Ajudar, orientar e mostrar um pouco do que já aprendemos para os ingressantes é gratificante”, emociona-se Ani.

Ainda de acordo com ela, o que é mais incrível ainda é ver como os estudantes evoluem após o ingresso na faculdade. “A importância de acolher os calouros é fundamental para que eles não se sintam tão nervosos com o início das aulas, já que os deixamos mais seguros e confiantes. Isso ajuda muito com o desenvolvimento”, finaliza.

Durante a semana, os estudantes manifestaram atos de solidariedade, doando alimentos não perecíveis para serem entregues dia 15 de fevereiro de 2020 ao Lar dos Velhos de Assis. O trote é uma ação proibida pela FEMA, mas a recepção e a integração dos alunos é algo que a instituição preza e reforça como uma prática de acolhimento aos que chegam.