FEMA Robótica

Professor participa de Olimpíada de Robótica

Professor do FEMA Robótica participa do maior evento da América Latina sobre a temática

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

O professor de Robótica, Diogo Lamotta Resino, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), esteve presente como voluntário na etapa nacional da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu no evento Robótica 2019, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande (RS) dos dias 22 a 26 de outubro de 2019, participando da equipe de juízes. O evento é o maior da América Latina sobre a temática, que este ano reuniu estudantes e pesquisadores de todas as regiões do Brasil.

De acordo com Diogo, participante voluntário da OBR desde 2014, foi por meio deste evento que ele pode conhecer melhor os competidores, treinadores e os campeões mundiais das olimpíadas. No próximo ano a etapa nacional acontecerá em Natal (RN) e mais uma vez ele pretende estar contribuindo com seus conhecimentos e se nutrindo de novas informações para trazer a nossa instituição. “É um enorme prazer estar há sete anos como voluntário da olimpíada científica brasileira que mais cresce e que nesse ano novamente bateu recorde de inscrições de equipes”, comemora Diogo.

Nesse ano, o professor Diogo, que sempre esteve na OBR por ser apaixonado pela Robótica, teve o privilégio de estar como técnico da equipe FEMA Panzertronic. Em 2020, ele pretende levar a universidade novamente para mais uma experiência e com uma nova equipe Panzertronic para tentar a classificação inédita da cidade de Assis para a fase estadual da competição.

O Robótica 2019 é um evento que teve a presença de 1600 inscritos dos seis sub-eventos que o compuseram, como: a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MNR), com trabalhos de estudantes desde o ensino fundamental até a pós-graduação; 131 trabalhos expostos; as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com 384 estudantes de ensino fundamental e médio, além de 510 participantes da 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), que se somou à competição Latino Americana (LARC), com robôs produzidos pelo público universitário brasileiro e de países vizinhos. De caráter científico, ocorreram ainda a 10ª edição do Workshop de Robótico na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR).

O Robótica é um evento anual, já sediado por diversos estados, que agrega olimpíadas, competições, mostras, workshops e simpósios na área de Robótica. Por esse motivo, o evento conta com uma participação média de 300 instituições de ensino, de todos os estados do país. Nesse ano, o Robótica 2019 teve 1600 participantes e 7000 visitantes.