Policlínica FEMA Bonfim

FEMA inaugura Policlínica na UBS Bonfim

Unidade é uma das sete que estão sendo entregues em espaços de saúde do SUS em Assis

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com a Prefeitura de Assis, inaugurou no dia 25 de outubro de 2019 a Policlínica FEMA Bonfim, na Vila Palhares. Essa é a segunda de sete unidades de saúde do município a receberem as centrais de atendimento. A primeira foi inaugurada na semana passada, na ESF Vitória, na Vila Progresso, e as outras cinco próximas serão Prudenciana, COHAB IV, Vila Maria Isabel, Jardim Paraná e Vila Operária.

A ideia é trazer os alunos do curso de Medicina para fora da sala de aula e dar a oportunidade de, na prática, oferecer um atendimento mais humanizado, exclusivamente pelo SUS. Segundo Eduardo Vella, diretor executivo da FEMA, a implantação das Policlínicas faz parte do plano pedagógico feito para o curso e que era uma necessidade oferecer essa oportunidade aos alunos. “Este é o grande ganho dos alunos – sair da teoria e vir para prática, de olhar para as pessoas e de poder efetivamente praticar a medicina, com a supervisão dos professores”, fala Vella.

Para Gerson José Beneli, diretor acadêmico da FEMA, essa parceria com a Prefeitura de Assis é o que possibilitou trazer aos bairros a possibilidade de receber o atendimento ensinado e oferecido pela FEMA, através de seus alunos. O prefeito de Assis, José Fernandes, enfatiza que essa parceria com a FEMA “é a valorização da atenção básica. A saúde em Assis caminha a passos largos e essa parceria entre poder público e FEMA dá um ganho significativo”.

A policlínica atende as pessoas que moram no entorno da unidade de saúde, mas o plano é que, em um futuro próximo, provavelmente em 2020, pessoas que moram em bairros distantes das unidades poderão, de acordo com as suas necessidade de marcação de consultas e exames, serem atendidas.  O atendimento é feito individualmente pelos alunos e depois são discutidos todos os casos com o professor responsável pela área médica, levando em consideração a história clínica do paciente e os exames físicos realizados pelo aluno.

A Policlínica fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bonfim, rua Senhor do Bomfim, 48, Vila Palhares.