Main Menu

Conheça a Fema

Novo Laboratório de Fisiologia do Exercício

O laboratório visa desenvolver atividades práticas da disciplina de Fisiologia do Exercício, para alunos e pesquisas relacionadas à atividade física com atletas, não praticantes de atividade física e pacientes cardiopatas

 

 

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está recebendo melhorias com a instalação do Laboratório de Fisiologia do Exercício, que será utilizado por uma disciplina do curso e que ajudará ainda mais na capacitação e formação dos alunos de Fisioterapia.

 

A implantação do laboratório tem como objetivo desenvolver atividades práticas da disciplina de fisiologia do exercício, para alunos dos cursos de saúde da FEMA e pesquisas relacionadas à atividade física com atletas, não praticantes de atividade física e pacientes cardiopatas que necessitam de reabilitação, com objetivo de estudar as adaptações fisiológicas ao exercício e treinamento físico no homem, com ênfase nos sistemas cardiorrespiratório e neuromuscular.  

 

Segundo a professora mestra, Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, o laboratório terá instrumentos capazes de avaliar as condições cardiorrespiratórias de pacientes e atletas. "Vamos poder fazer uso do laboratório de maneira multiprofissional e interdisciplinar. A intenção é que esta esteira sirva para a disciplina, para os alunos aprenderem a fisiologia do exercício e depois ela será utilizada também para prescrição de tratamento para pacientes cardiopatas ou para melhorar a performance de atletas”, fala Maria Eulália.  

 

Durante a instalação do laboratório, os professores que terão acesso ao espaço passaram por uma capacitação. Os dados obtidos por eles no laboratório poderão gerar artigos científicos nas mais diversas áreas da Fisioterapia e reabilitação cardiovascular. Diante desta aquisição do laboratório com equipamentos modernos e sofisticados, a FEMA demonstra, mais uma vez, o compromisso que tem com a educação e a formação de qualidade e de excelência.  

 

Os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades neste laboratório são a professora doutora Marianne Penachini da Costa de Rezende Barbosa e o professor mestre Alan José Barbosa Magalhães, ambos do curso de Fisioterapia, e o especialista Bruno Daniel Ferrari, do curso de Medicina.  

 

  

   

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top