guia do estudanteCurso obtém 3 estrelas no Guia do Estudante

Publicação da Editora Abril, com um ranking das Melhores Universidades, é referência na avaliação de instituições de Ensino Superior

Por Glauciana Nunes

O curso de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) conquistou três estrelas, no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, que faz um ranking das melhores universidades de todo o Brasil. “Esse reconhecimento é fruto do imenso esforço da coordenação, do corpo docente e das parcerias com empresas que fazemos, tudo para deixar a graduação com teorias aliadas à prática profissional”, comemora a professora mestra Diomara Barros, coordenadora do curso.

A publicação, produzida pela editora Abril há quase três décadas, é referência na avaliação de qualidade de instituições de ensino. Para determinar o resultado, os cursos de graduação são submetidos a uma rigorosa análise. Inicialmente, o coordenador preenche formulários online com informações do curso e os enviam ao Guia do Estudante. Uma comissão de mais de 8 mil pareceristas, formada por coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores é acionada e avalia os cursos com notas de 1 a 5.

Cada graduação recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas – a menor e maior nota são descartadas. A quantidade de estrelas, dessa forma, é atribuída e os conceitos bom (três estrelas), muito bom (quatro) e excelente (cinco) são emitidos. O curso, para ser avaliado, deve preencher alguns pré-requisitos.

O curso de Ciência da Computação obteve autorização para funcionamento em julho de 1998. No ano de 1999, teve início a primeira turma e em 25 de setembro de 2002, o curso foi reconhecido. A última renovação de reconhecimento ocorreu em abril de 2012, por um período de cinco anos. Em abril de 2019, o curso completará 20 anos e durante todo esse tempo de funcionamento já formou mais de 350 cientistas da computação.