direitoConvênio abre vagas de estágio para alunos

Convênio assinado entre FEMA e CEJUSC abre novas vagas de estágio para alunos do curso de Direito, para que possam atuar no órgão e ganhar experiência em técnicas de mediação e conciliação

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

No dia 6 de novembro, o coordenador do curso de Direito da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), o professor Fernando de Sá, e também o Diretor Acadêmico da FEMA, o professor Gerson José Beneli, estiveram reunidos com a Dra. Mônica Tucunduva Spera Manfio, Juíza da Vara da Família e Sucessões da Comarca de Assis e Diretora do Fórum de Assis, a fim de assinar um convênio entre a FEMA e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

O convênio abre 10 novas vagas de estágio para os alunos do curso de Direito, para que dessa forma atuem no órgão, exercitando técnicas de mediação e conciliação. Esse ato não só é benéfico para o curso, ao permitir que os alunos, por meio do estágio, coloquem em prática o que se aprende na sala de aula, mas também frisa o compromisso da FEMA, como Instituição pública, em oferecer serviços para a comunidade.

Esse convênio certamente fará florescer estas capacidades tão valorizadas pelo mercado em nossos alunos, além de aproximá-los da sociedade e dos principais problemas jurídicos locais”, explicou o coordenador Fernando de Sá.

A atividade de conciliação e mediação é cada vez mais um importante instrumento para solucionar conflitos, pois dessa forma é possível evitar uma judicialização desnecessária. Entretanto, para tal atividade é necessária a presença de um profissional preparado para utilizar técnicas de negociação, o que a maioria dos cursos tradicionais de Direito não tem o costume de ensinar ou oportunizar.

Trata-se de uma iniciativa em que todos ganham: o Poder Judiciário contará com mão de obra especializada, a unidade de Ensino Superior terá melhora em sua missão em fornecer ensino de qualidade, o qual vai aproximar o aluno dos desafios reais de sua profissão, e, principalmente, a sociedade, que contará com serviços de excelência”, finalizou o coordenador.