uhuhhAtividade em sala para desenvolver softwares

Alunos do terceiro ano do curso de Ciência da Computação da FEMA participam de atividade em sala, no mês de outubro, que pratica o planejamento de projetos de softwares com peças de Lego, em disciplina de Engenharia de Software, aplicada pelo professor doutor Luiz Ricardo Begosso e equipe da Totvs, empresa brasileira de software

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Para a formação de um profissional de excelência é preciso combinar a teoria com a prática ao longo da graduação, sendo uma oportunidade para o aluno ter experiência antes mesmo de se formar. Por isso, os cursos da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) investem em atividades com recursos que trazem diferencial para os alunos.

Em 31 de outubro, alunos do terceiro ano do curso de Ciência da Computação realizaram uma atividade em sala de aula chamada Scrum, uma forma de metodologia ágil para gerenciamento de projetos, muito utilizada no desenvolvimento de projetos de software.

O objetivo da atividade é mostrar para os alunos que podemos gerenciar o desenvolvimento de qualquer projeto. Dentro de cada grupo, na atividade, um aluno recebeu uma função diferente prevista dentro do Scrum, assim cada um pode desempenhar um papel”, disse o professor doutor Luiz Ricardo Begosso, que aplicou a atividade para os alunos na disciplina Engenharia de Software.

Para a atividade, foram utilizadas peças de Lego para desenvolver o planejamento do projeto. “É uma forma lúdica de mostrar como pode ser”, completou o professor. Os alunos ainda contaram com a presença de uma equipe da Totvs, uma empresa brasileira de software, que os guiaram na técnica.

Lais Costa Julião, Luciane Romão Balista, Aline Dias da Silva, Sabrina Gonçalves Baldo e Emanuela Jaqueta Coelho, profissionais da empresa Totvs, acompanharam os estudantes no processo de aprendizado das atividades do Scrum. “Trouxemos para o meio acadêmico a experiência prática dos profissionais que já atuam no mercado de trabalho com essa técnica”, finalizou o professor Begosso.