AIMES-SP ANIMESEncontro de instituições de Ensino Superior

O diretor acadêmico da FEMA, professor Gerson José Beneli, esteve presente em reunião de Associações que reúne representantes das instituições de Ensino Superior municipais do Brasil. O IX Encontro da AIMES-SP aconteceu em conjunto com o I Encontro da ANIMES, de 17 a 19 de outubro, em Nazareth Paulista

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

O diretor acadêmico da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), professor mestre Gerson José Beneli, esteve presente, entre os dias 17 e 19 de outubro deste ano, no IX Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (AIMES-SP). O encontro aconteceu na cidade de Nazareth Paulista (SP), juntamente com o I Encontro Educacional da Associação Nacional de Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES).

O Brasil conta com 70 instituições municipais de ensino superior. São faculdades, centros universitários e universidades públicas, que, atualmente, encontram-se distribuídas nos estados de Pernambuco, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, entre outros. Por meio desses encontros, são promovidas a troca de experiência e explanação de pautas importantes para discutir o desenvolvimento positivo dessas instituições, trazendo reflexões sobre o sistema de educação.

A associação congrega as instituições de ensino superior, que funcionam como autarquias ou fundações, no modelo da FEMA. Foi a primeira vez que teve uma reunião conjunta, o que possibilitou uma pauta extensa, com muitas discussões durante a manhã e à tarde”, explicou o diretor Beneli.

Assuntos como inovações tecnológicas, aprimoração de Ensino a Distância (EaD), realidade virtual e aflições em comum entre as faculdades municipais foram discutidos, entre outros. Além desses tópicos, representantes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) apresentaram quais os mecanismos que utilizam para elaboração de provas e para evitar fraudes nos vestibulares.

Há uma integração muito bacana, muito frutífera entre essas instituições. Colegas professores, dirigentes, diretores e presidentes de autarquias e instituições de todo o Brasil estiveram presentes”, disse o diretor.

Durante o evento, foi proposto que todas as instituições municipais envolvidas façam uma pesquisa científica, a fim de avaliar o ganho que uma cidade ou região tem ao sediar uma instituição como a FEMA, como uma indicação de qualidade. “Foi de muita valia essa participação. Para nós, o resultado é muito positivo. Foi uma semana de muito trabalho, mas muito proveitosa”, concluiu o diretor.