saúde mentalAtividades durante outubro marcarão a data

Para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, atividades gratuitas, organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, acontecerão em diversos locais da cidade nos dias 10 e 11 de outubro. As discussões são para dar destaque a um assunto importante para o bem-estar da comunidade, com o tema “A saúde e a loucura na cidade: construindo caminhos possíveis”

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

O dia 10 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Saúde Mental, para que seja lembrada a importância em promover discussões referentes à saúde mental, fortalecendo as políticas públicas que propõem a melhora no bem-estar da comunidade e nos princípios da reforma psiquiátrica, apoiando a luta antimanicomial e desmistificando o termo “loucura”.

Pensando nisso, nos dias 10 e 11 de outubro deste ano serão realizadas oficinas e mesas-redondas que trabalharão a temática “A saúde e a loucura na cidade: construindo caminhos possíveis”. O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Câmara Municipal, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Paulista (Unip), o Galpão Cultural de Assis, o Conselho Regional de Psicologia e também com a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Assis (Pirassis).

As atividades estão programadas para acontecer em diversos bairros da cidade, descentralizando o evento, de forma que as discussões sejam difundidas para mais pessoas e locais. “Pensamos em fazer de uma forma bem coletiva, descentralizada, para trazer o máximo de pessoas que tenham interesse na temática, para estar mais próximos dos trabalhadores de cada lugar, de cada bairro”, disse Elizete Mello, a professora Dedé, da FEMA e também vereadora da cidade. Assuntos como Saúde Mental na Infância e Adolescência, Preconceito, sobre álcool e outras drogas farão parte das discussões.

No dia 10 de outubro haverá rodas de conversa nos períodos da manhã e da tarde. Ainda na noite do dia 10, haverá um evento na Câmara Municipal, com presença de autoridades, que será em torno de uma mesa-redonda, a qual tratará sobre práticas exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Saúde Mental.

O evento finalizará no dia 11 com uma plenária sobre os trabalhos desenvolvidos no dia anterior e com mais discussões em grupo, a fim de promover troca de experiências e aprimoração do profissional da saúde. A programação, com os locais e horários exatos, pode ser encontrada nos sites www.assis.sp.gov.br e www.assis.sp.leg.br.