criancasastroAlunos de escola de Assis visitam a FEMA

Alunos da escola municipal Manoel Simões visitaram a FEMA, no dia 11 de setembro, e conheceram alguns locais do campus, além de assistirem a uma aula prática de Astronomia, com lançamento de foguetes

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

Alunos do quinto ano da Escola Municipal Manoel Simões visitaram a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) nesta terça-feira, dia 11 de setembro, para conhecer o campus e assistirem uma aula de Astronomia. Foram 55 crianças divididas em duas turmas, uma para o período da manhã e outra para o período da tarde, acompanhadas por duas professoras da escola. Essa transferência de atividade está relacionada ao conteúdo didático pedagógico desenvolvido pela professora Gisely Lopes La Selva de Souza e pela professora Regina Célia Payão Augusto, para um projeto que posteriormente será exposto na Feira de Ciências que a escola anualmente realiza.

A turma foi recepcionada pela Assessora de Comunicação, Glauciana Nunes, que os levou a uma visita guiada à TV FEMA, à Agência de Publicidade, à Rádio FEMA e ao Estúdio de Fotografia para conhecerem os estúdios e a rotina dos colaboradores e estagiários. Após o tour pelo campus houve a aula prática de Astronomia, ministrada pelo técnico responsável pelo Laboratório de Química da Instituição, o professor Fernando Rodrigues da Silva. A atividade prática foi o lançamento de foguetes, construídos e lançados pelos alunos do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET).

As crianças ficaram encantadas com o que viram, fizeram muitas perguntas e se entusiasmaram com o que aprenderam. "Uma atividade como essa é muito importante para essas crianças, pois elas já ficam na cabeça com o que é uma faculdade. Vamos incentivando-os, desde cedo, a cursarem uma graduação e a terem novos horizontes no futuro", comentou Eduardo Vella, diretor da FEMA.

O CEDET é um centro de Educação Especial, que tem como proposta complementar e suplementar a educação do aluno que é dotado e talentoso. Através dele, as crianças têm acesso à diversos cursos e todos são lecionados por voluntários. A FEMA tem parceria com o CEDET, disponibilizando cursos como Fotografia, Química, Matemática, Robótica e outros mais, como o já citado curso de Astronomia. As aulas acontecem no campus da Fundação e são os próprios alunos do centro que escolhem quais cursos desejam fazer, dependendo de seus talentos e interesses.