dedebancoideiaAluno é pré-selecionado para olimpíada

Aluno do curso de Astronomia do CEDET é pré-selecionado para a Olimpíada Internacional de Astronomia pelo seu ótimo desempenho na fase nacional. Seu contato com a Astronomia é aprofundado graças ao seu professor Fernando Rodrigues da Silva, que leciona no Centro e também é o técnico responsável pelo Laboratório de Química da FEMA

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Lucas Henrique Cunha Felício, aluno do 9º ano na Escola Estadual Prof. Ernani Rodrigues, foi um dos três estudantes de Assis pré-selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia (IAO), que acontecerá em 2019 no Chile. Essa pré-seleção se deu graças ao seu destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) ao ter um ótimo desempenho na prova, aplicada na própria escola.

O contato do aluno com a ciência que estuda o Universo vem, além de seu próprio interesse em pesquisar, das aulas com seu professor do curso de Astronomia do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), o Fernando Rodrigues da Silva, que também é o químico responsável pelo Laboratório de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).

Fernando já da aulas no curso de Astronomia há 3 anos, às terças-feiras, no campus da FEMA. No projeto há aulas teóricas e a parte prática com lançamentos de foguetes. O professor conta que Lucas tirou uma nota muito boa na fase nacional e que agora o aluno deve enfrentar quatro fases online, com provas e simulados, para poder ser classificado para a disputa internacional.

Eu fiquei super feliz em saber que meu aluno obteve essa conquista. Claro que ele também tem o interesse em pesquisar as informações em livros ou na internet, as crianças sempre chegam com muitas perguntas sobre coisas novas para mim, mas vemos e conversamos sobre tudo durante as aulas, assistimos à documentários e ensino a eles sobre os astros e fenômenos do Universo”, explicou o professor.

Parceria com o CEDET

O CEDET é um centro de Educação Especial, que tem como proposta complementar e suplementar a educação do aluno que é dotado e talentoso. Através dele, as crianças têm acesso à diversos cursos e todos são lecionados por voluntários. A FEMA tem parceria com o CEDET, disponibilizando cursos como Fotografia, Química, Matemática, Robótica e outros mais, como o já citado curso de Astronomia. As aulas acontecem no campus da Fundação e são os próprios alunos do centro que escolhem quais cursos desejam fazer, dependendo de seus talentos e interesses.