Processo Seletivo SMASLiga do Trauma recebe capacitação em julho

Liga do Trauma, da FEMA, participa de palestra sobre técnicas de abordagem à tentativa de suicídio, ministrada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo Diógenes Martins Munhoz

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) assistiram a uma palestra sobre “Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio”. Ela foi ministrada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo Diógenes Martins Munhoz e aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) no dia 3 de julho de 2018.

Os alunos que prestigiaram o evento fazem parte da Liga do Trauma da FEMA, que é um projeto de extensão com o objetivo de desenvolver treinamentos na área de saúde, realizar capacitações e ministrar palestras. O professor Daniel Augusto da Silva acompanhou a palestra feita pelo bombeiro.

A palestra realizada por Diógenes aborda as novas técnicas que equipes de resgate do Corpo de Bombeiros usam em situações de risco de suicídio. Ele explicou sobre o tipo de abordagem que deve ser realizada com a pessoa que está em crise, que deve ser de forma empática e humana. O intuito de suas técnicas é tentar mostrar para a pessoa que há outras formas para solucionar seus problemas e como fazer uma intervenção antes de ocorrer o fato.

De acordo com a professora mestre Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, os alunos da Liga do Trauma puderam aprender técnicas efetivas e eficazes para socorrer um paciente após uma tentativa de suicídio, a fim de evitar sequelas mais graves, por conta deste ato brutal contra a própria vida. Os alunos e professores da FEMA estão atentos a este delicado tema.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) levantou em seu mais recente manual, que o suicídio é a terceira causa de morte que mais acomete jovens, entre 15 e 29 anos. Esses dados confirmam que os profissionais de saúde e toda a sociedade precisam assumir a luta contra o suicídio, afirma a professora Rosângela. “Baseado nesta premissa técnica da OMS, nós temos uma responsabilidade junto à sociedade de reverter essas situações, que acabam sendo um problema de saúde pública”, enfatiza a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA.