Main Menu

Conheça a Fema

oficinaupa2Aprovação do Conselho Municipal de Cultura


A vereadora e vice-diretora da FEMA, Elizete Mello da Silva, exalta o que considera um importante passo na construção de uma política Municipal de Cultura: a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, projetos executivos aprovados nas últimas semanas, e que incluíram sugestões oferecidas no seu parecer da Comissão de Cidadania dos quais foi relatora

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura o Prefeito de Assis, José Fernandes, no mês de maio de 2018, deu início a uma reformulação administrativa que começa a estruturar as bases para a construção de uma política de cultura para o município. A criação da Secretaria é fruto do trabalho realizado pela vereadora que não mediu esforços para sua viabilização a frente da Comissão de Cidadania. “O pedido representa a vontade dos cidadãos assisenses que se mobilizam pela cultura”, explicou a professora Dedé.

 

Professora Dedé foi relatora em ambos os projetos de Lei, propondo aperfeiçoamentos na proposta original visando preparar o município a integrar o Sistema Nacional de Cultura que estabelece condições básicas e obrigatórias. Além da Secretaria, a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura também é preconizada e visa apoiar e dar suporte financeiro a projetos culturais no município. O projeto foi aprovado na Câmara por unanimidade.

 

A finalidade do Conselho é promover a participação da sociedade em sintonia com a administração municipal e setores culturais da sociedade em especial a participação democrática valorizando as entidades dedicadas à promoção da cultura em Assis. Como a professora Dedé deixa claro: “é preciso garantir a todos o exercício de seus direitos de acesso à cultura, incentivando a valorização e divulgação das manifestações culturais na cidade”.  

   

A composição do Conselho procurou contemplar em sua estrutura, além dos representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Assistência Social e de Instituições de Ensino Superior Pública e Privada, também a sociedade civil organizada existente no município. Os representantes da sociedade civil serão indicados de forma democrática pelas entidades dedicadas à cultura como a ASCABAMAAssociação Cultural de Apoio à Banda Musical Municipal Infanto Juvenil de Assis, dedicada à Música, a CIRCUSCircuito de Interação de Redes Sociais, dedicada às Artes Cênicas e Circo, a tradicional V.O. - Escola de Samba Unidos da Vila Operária, dedicada ao carnaval, a ATAAssociação de Tropeiros de Assis, dedicada às tradições do meio rural e a ASAAssociação de Artesãos de Assis, entre outros representantes que possam surgir no cenário municipal. “É preciso dar voz aos seguimentos da sociedade civil organizada que se dedicam há anos e que realmente promovem e valorizam os movimentos culturais e sociais do município de forma voluntária com muito amor à arte”, finalizou a professora Dedé. 

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top