Processo Seletivo SMASParceria entre FEMA e Ernani Rodrigues

Parceria permite que alunos realizem o estágio previsto na grade curricular e ganhem experiência ajudando os professores e alunos da escola com monitoria e elaboração de aulas práticas

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

O curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem parceria com a Escola Estadual Ernani Rodrigues, para que os alunos da graduação possam participar da rotina letiva da escola. É um projeto de estágio que está na grade curricular, sendo uma obrigação desses alunos, a partir da terceira série do curso, ter 400 horas relógio ou 480 horas aula até o final da graduação na quarta série. Esse contato com o colégio é de extrema importância para o currículo do graduando em Química.

O estágio é obrigatoriedade da terceira e quarta série e os alunos devem ir às escolas e ter uma participação ativa junto com as crianças e professores. Eles participam desde reuniões com os gestores e professores, como também das aulas teóricas e práticas.

É necessário que o aluno graduado em Licenciatura em Química tenha essa experiência para que seja um futuro bom profissional da área. Entrando em contato com o dia-a-dia da escola ele conhece a realidade que enfrentará quando for lecionar. É uma oportunidade de aprender como por em prática o que se aprende na teoria, incorporando uma postura muito mais didática para ser um excelente professor. Mesmo com a preparação dentro da faculdade, a realidade de uma sala com 40 ou mais crianças e adolescentes precisa ser encarada antes da formação.

A escola Ernani Rodrigues adota um ensino integral e, assim, possui uma estrutura diferenciada com laboratórios completos, o que permite que o aluno da FEMA possa entrar em contato com toda a rotina. O estágio passa por todas as etapas, ou seja, o graduando estará dentro da sala de aula junto com as turmas, não só observando, mas também participando, oferecendo auxílio para as crianças como mentores, para o conteúdo e exercícios.

Eles participam efetivamente das aulas práticas do Ensino Fundamental e Médio, elaborando e executando elas sob orientação do professor do colégio. Isso também melhora a atuação do profissional, já que que ele vê como funciona as aulas em laboratórios, desde a preparação, que precisa ter muita atenção e ser realizada com antecedência, até a aula de fato.

É uma exigência do Conselho Estadual de Educação (CEE) que o estágio esteja na grade curricular e o Ernani abriu as portas para a FEMA. É uma parceria na qual todos os lados têm ganho, já que os alunos de Química podem realizar seu estágio e ganhar experiência, os professores do colégio ganham auxílio e as crianças também.

Existe o preconceito sobre as matérias como Química, Física e Matemática de serem muitos difíceis para se aprender e a presença do estudante da FEMA pode tornar a matéria mais lúdica”, destaca a professora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química Industrial.

CURSO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

A graduação em Química está realizando o 31º Curso de Química Experimental, projeto que traz alunos do 9º ano e Ensino Médio para os laboratórios da FEMA. O curso teve início no dia 7 de maio e termina em 18 de junho, com carga horária de 30 horas e oferecerá certificado. As aulas serão toda segunda-feira, das 19h20 às 22h20.