prudente hackathonFEMA é destaque no Hackathon Prudente

Maratona de inovação e tecnologia criou soluções para o setor imobiliário

Escrito por Silvio Moura

Alunos dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA tiveram grande destaque na primeira edição do Hackathon Prudente, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Presidente Prudente, SP.

A proposta da maratona foi criar soluções de tecnologia e inovação voltadas ao mercado imobiliário, a primeira para esse gênero de negócios na região. Ao todo, 140 inscritos, divididos em 21 equipes, participaram do evento.

Os estudantes da FEMA chegaram à fase final, etapa em que as oito melhores ideias foram apresentadas ao júri. A solução idealizada pelo grupo trabalhou as dificuldades na busca de imóveis pela internet.

“Desenvolvemos um portal web para integração das soluções e a busca de imóveis, um chatbot que auxilia o cliente e um visualizador de plantas de projeto 3D”, explica Pedro Henrique Ravagnani, aluno de Ciência da Computação, um dos integrantes da equipe Skyfall.

Além dele, o time contou com Guilherme Henrique Gibim, Rafael Figueiredo Zanetti, Fernando da Silva Cares, João Victor Viel Pereira Pinto, William Sarti José, todos de Ciência da Computação, e Gabriel Batistela Berto, de Análise de Sistemas. O nome Skyfall (“céu caia”), segundo o grupo, vem da ideia de que é possível fazer coisas impossíveis que não existem no mercado.

Para Pedro Ravagnani, a excelência das graduações de Informática da FEMA explica o resultado que colocou a ideia do grupo entre as melhores. “O curso é a base, o alicerce, para sedimentar a carreira. Com as aulas, conhecemos as mais variadas áreas profissionais e temos a oportunidade de estar em diversos eventos”.

hackathon prudente1A grande vencedora do Hackathon Prudente – Negócios Imobiliários foi a Iziimob, que solucionou a demanda de padronização de anúncios para utilizar nas redes sociais. O segundo lugar ficou com a Gold Team e, em terceiro, o Hacka Team. A maratona foi realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Fundação Inova Prudente, em parceria com a União das Imobiliárias.

Em 2017, a Informática da FEMA participou de diversos eventos voltados à inovação e tecnologia. Um deles foi o Startup Weekend, inédito em Assis. Estudantes dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação atuaram nas equipes premiadas, o que ratifica o compromisso da Coordenadoria de Informática na formação contínua de profissionais.

Eventos de startup, como o Hackathon, são oportunidades para que alunos e profissionais exponham ideias, soluções e criem produtos, ressalta o professor doutor Alex Poletto, coordenador dos cursos de Informática da FEMA. “A cada ano, fica ainda mais evidente a força das nossas graduações. Estamos orgulhosos com a belíssima participação de nossos estudantes”.

Vestibular de Verão

As inscrições para o Vestibular de Verão da FEMA estão abertas. Os interessados podem se inscrever até 14 de janeiro de 2018, gratuitamente.

Nesta fase, são dezenas de vagas oferecidas, inclusive para os cursos de Informática,  o Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Ciência da Computação. Mais informações e o cronograma do vestibular estão disponíveis no site da FEMA, www.fema.edu.br.