Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

congresso botucatu2Congresso fala de atendimento pré-hospitalar

Alunos de Enfermagem acompanharam evento que destacou os desafios da Urgência e Emergência

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos de Enfermagem FEMA acompanharam, em agosto, o I Congresso de Urgência e Emergência, em Botucatu, interior paulista. O local também foi palco do IV Simpósio do SAMU Regional.

O objetivo do encontro é ampliar a qualificação dos profissionais que já atuam no mercado e compartilhar experiências com os estudantes das áreas da saúde. Os organizadores promoveram uma série de workshops, palestras e mesas-redondas.

Ronaldo Pereira Junior, Ana Paula Barbosa Daguano e Carla Verônica de Almeida, do quinto ano da graduação de Enfermagem da FEMA, estiveram no evento. Uma das palestras assistidas pelo trio foi “Transporte Aeromédico”, com a doutora Júnia Shizue Sueoka.

A profissional está entre as especialistas de urgência e emergência mais reconhecidas no país, com participação, inclusive, na série documental “Águias da Cidade”, exibida pelo Discovery Channel que mostra o trabalho de pilotos, médicos e enfermeiros em atendimentos com o helicóptero Águia da Polícia Militar.

congresso botucatu“Em linhas gerais, a doutora explicou como o transporte aeromédico funciona na prática e de que forma podemos ingressar nessa área”, conta Ronaldo Pereira Junior. “O profissional de Enfermagem para esse tipo de resgate deve ser militar”.

Outro destaque foi a mesa-redonda “Dificuldades do Atendimento Pré-Hospitalar em Malha Viária”, com os doutores Marcelo Itiro Takano, Marcelo Augusto Okamura e Raulfe Cluife Cardoso. O debate abordou o quanto o tráfego, principalmente em áreas metropolitanas, pode impactar no atendimento de emergência.

Para o estudante Ronaldo Pereira Junior, participar dessas discussões é muito importante para o desenvolvimento profissional. “Podemos refletir sobre os desafios do atendimento de urgência e emergência, tanto do ponto de vista de grandes cidades, quanto da realidade em municípios do interior, como o nosso aqui de Assis”.

O I Congresso de Urgência e Emergência e o IV Simpósio do SAMU Regional de Botucatu ocorreram entre os dias 3 e 5 de agosto, na Faculdade de Medicina do Botucatu.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top