Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

Professora recebe qualificação de Mestrado

Projeto trabalha a utilização de HQs na documentação de softwares

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema estimula frequentemente o aperfeiçoamento dos profissionais que compõem seu corpo docente. No começo de março, a professora Diomara Martins Reigato Barros obteve qualificação de seu projeto de Mestrado, etapa anterior à defesa, que deve acontecer até o final deste ano.

A proposta, qualificada por uma banca formada pelo orientador e mais dois professores, consiste na criação e utilização de histórias em quadrinhos na especificação de requisitos de software. A especificação de requisitos, em outras palavras, são as informações que o cliente precisa fornecer para que sejam documentadas as necessidades para criação de um software.

“Meu trabalho vem no sentido de resolver lacunas na especificação de requisitos, de melhorar a comunicação entre cliente e desenvolvedor. Quando não há uma boa comunicação, há falhas na construção do software”, explica a professora Diomara Barros.

Para obter a qualificação de Mestrado, a profissional realizou um trabalho de amplas pesquisas e testes. A professora, formada na própria Fema, criou uma gramática específica para analisar sintaticamente a linguagem utilizada nas histórias em quadrinhos. O objetivo é formatar uma plataforma em que sejam estabelecidos modelos, personagens, objetos e regras para que esse padrão de HQ possa ser implantado com êxito.

Diomara Barros, entretanto, ressalta que sua tese não tem a pretensão de abandonar ou substituir as especificações de requisitos tradicionais, como os diagramas. “Não vou deixar de lado as técnicas já existentes. A ideia é complementar no sentido de trazer outras opções, como no caso das histórias em quadrinhos, uma linguagem acessível a todos”.

O mestrado está sendo realizado na Universidade Federal de Cornélio Procópio, a UTFPR, na área de engenharia de software. Após a qualificação, o próximo passo é a defesa do projeto. Ao longo do ano, Barros, que atua no CEPEIN e leciona nos cursos de Ciências da Computação, Administração, Enfermagem e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizará novos experimentos e os documentará em sua tese.

“Pretendo que meu trabalho dê frutos. Quero implantá-lo junto aos alunos e mostrar que existem outras técnicas de especificação de requisitos não tradicionais”, comenta. 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top