Celio e Begosso 12/12/2022 Atendimento whatsapp pagina principal

Main Menu

Conheça a Fema

ENFERMAGEM

Confira a nova metodologia do curso em 2023

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO

FEMA abre concurso público para cinco vagas

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Faça sua inscrição para o programa de bolsas

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

Turma do período noturno de Direito cola grau

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

Turma do período diurno de Direito cola grau

Leia mais

FISIOTERAPIA

Curso promove Cerimônia do Jaleco da T1

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

FEMA celebra segundo dia de colação

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

Estudantes de quatro turmas colam grau

Leia mais

VESTIBULAR FEMA 2023

Matrículas vão até o dia 27 de janeiro!

Leia mais

DIREITO

Coordenador do curso participa de podcast

Leia mais

SESSÃO VELHO OESTE

Filme premiado é transmitido em sessão

Leia mais

VESTIBULAR 2023

Confira os resultados do Vestibular de Verão 

Leia mais

FEMA Alegria site

FEMA + Alegria realiza ações em asilos de Assis

Projeto da FEMA visa humanizar os ambientes com atividades ludo-interativas e reforçar o compromisso da FEMA com a comunidade, promovendo a compreensão dos valores humanos, afetivos e emocionais nos participantes

 

 

 

 

 

O FEMA + Alegria, projeto de extensão da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tem realizado diversas visitas aos locais de longa permanência (asilos) da cidade. Iniciado em junho deste ano, o projeto é inspirado no MadAlegria, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e visa humanizar os ambientes por meio de trabalhos multidisciplinares e de sensibilização dos envolvidos, com atividades ludo-interativas de acolhimento, empatia, humanização e resiliência.

 

Atualmente, o projeto conta com a participação de 11 estudantes, dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Medicina, que se caracterizam como personagens e utilizam a arte do palhaço para criarem as interações durante as visitas quinzenais, que acontecem às tardes de sábado.

 

FEMA Alegria 2 

 

De acordo com a coordenadora do FEMA + Alegria, professora Ma. Maria Beatriz Alonso do Nascimento, o projeto está atendendo, primeiramente, os internos dos três asilos de Assis: Lar dos Velhos, da Sociedade São Vicente de Paulo e Associação Abrigo a Idosos. “Quando iniciamos, na metade deste ano, decidimos atender primeiro os idosos que estão nos asilos, e nossa expectativa está sendo superada, desde então, porque fomos bem recepcionados neles todos”, comenta. A professora conta que a maioria dos internos que recebem o projeto, ficam extremamente animados e se engajam com as atividades que o grupo propõe. “É bastante divertido estar junto aos internos, e ver o quanto eles gostam de se integrar com as estudantes. Eles se engajam bastante com as danças, a música e as brincadeiras como um todo, e é perceptível o quanto isso tem feito diferença na vida de todos eles para melhor, e de todos nós do grupo também”, relata.

 

A integração citada pela professora Maria Beatriz também acontece internamente, entre as estudantes que compõem o projeto. Segundo o também coordenador do projeto, professor Jairo da Silva, já se percebe que as estudantes estão criando uma amizade e um companheirismo, através da realização dessas atividades. “É interessante perceber o quanto o projeto está sendo importante para todo o grupo de estudantes também, e para nós, professores. Além das visitas quinzenais, realizamos reuniões para organização das atividades, criação dos personagens e avaliação dos trabalhos desenvolvidos. Tudo isso é necessário, pois realizamos um projeto de cunho científico cujo objetivo é possibilitar a integração e a humanização dos envolvidos, considerando ambas as partes: os estudantes que participam e os assistidos pelos asilos. Por conta dessa convivência, percebemos que o projeto está aproximando e integrando estudantes de cursos que, em uma rotina de aula normal, provavelmente não teriam contato e não criariam laços. Além disso, a integração entre as estudantes e nós, professores, também tem ficado cada vez maior. Então, hoje não tem diferença se uma aluna faz Medicina, Contábeis, ou Direito. Todas nós estamos integrados”, destaca Jairo.

 

 FEMA Alegria 3

 

Núbia Leticia da Silva Santos, estudante do terceiro ano de Ciências Contábeis, conta que a experiência de fazer parte do projeto é única, e que todas as suas expectativas foram superadas. “Eu nunca tinha feito parte de nenhum projeto social, mas, sempre quis. Inclusive, quando o FEMA + Alegria foi divulgado, eu e uma amiga tínhamos acabado de comentar sobre procurar um projeto para participar. Então, é muito gratificante fazer parte de tudo isso, sempre vamos na intenção de acolher e deixar, com as pessoas que visitamos, toda a admiração e carinho, mas também sempre somos recebidos com alegria, entusiasmo e muito carisma, e nunca ouvimos nenhuma reclamação dos internos, mesmo sabendo a situação de cada um. Esse projeto proporciona vida e mais vontade de viver, por isso sou muito grata pela experiência”, declara.

 

Questionada sobre o momento mais memorável de todas as visitas realizadas até agora, a estudante do curso de Medicina, Amanda Tatakihara, menciona que é dificil escolher só uma. “Cada visita é única, mas penso que um momento bastante emocionante aconteceu na última visita que fizemos. Havia uma senhora que gosta muito de ‘prosear’, e durante a conversa ela disse que não recebe muita visita de seus familiares, e que nós estarmos lá era uma grande alegria para ela. Os olhos dela encheram de lágrimas, e não tem como não se comover! Nós a abraçamos e ela começou a contar sobre a terrinha de onde ela veio. Eu escolho essa memória porque acredito que faz aflorar nosso lado humano, nos ensina a escutar, enxergar a fragilidade do outro, além de nos fazer refletir sobre a vida, e o que estamos fazendo com e por ela”, externa Amanda.

 

FEMA Alegria 4

 

O FEMA + Alegria é um projeto cujo objetivo é reforçar o compromisso humano e profissional que a FEMA tem com a comunidade, que é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas também despertar neles uma compreensão a respeito de valores humanos, afetivos e emocionais que permeiam a vida de cada pessoa.

 

Apesar de estar atendendo aos asilos agora, o projeto planeja trabalhar com outras instituições futuramente. Por isso a professora Maria Beatriz reforça que todos os estudantes, de todos os cursos da FEMA, podem participar do FEMA + Alegria: “Se você é estudante da FEMA, e deseja fazer parte do projeto, basta entrar em contato comigo ou com o professor Jairo”, finaliza a professora.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

TV FEMA

tv fema 01

FEMA FM 105,9

radio fema

Boleto Digital

FEMABoletoDigital

Back to top