Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA Enfermagem parceria

Curso realiza parceria com UNESP Assis

 

Ação é promovida pelas Ligas de Enfermagem em Saúde da Mulher e de Obstetrícia da FEMA

 

 

 

 

As Ligas de Enfermagem em Saúde da Mulher e Obstetrícia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, nos dias 20 e 27 de outubro, os dois primeiros encontros do “Diálogos para além de Outubro Rosa e Novembro Azul: oncologia e cuidados em saúde”, promovido em parceria com o Núcleo de Educação e Saúde da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). A abertura contou com um diálogo sobre o Outubro Rosa, conduzido pela Profª Dra. Talita Domingues Caldeirão. E, no dia 27, foi realizada a roda de conversa “O olhar e a escuta da psicologia nos cuidados oncológicos”, com Aline Sabbadini, doutoranda da Unesp Assis.

 

Segundo a professora Talita, o principal objetivo da atividade conjunta é abordar os assuntos relacionados aos cânceres de mama, colo de útero e de próstata por uma perspectiva mais humanizadora. “Estamos promovendo estes encontros por meio de rodas de conversas e realizando palestras que tem nos dado oportunidade de aproximar as duas instituições, o que tem sido muito interessante. Temos falado sobre saúde da mulher e do homem, não apenas sobre o câncer, mas dando prioridade para tratar sobre prevenção, detecção precoce, rastreio e hábitos saudáveis. Nossa intenção é falar sobre vida, sobre saúde e está sendo uma experiência muito bacana fazer com os alunos da UNESP, que são jovens e, principalmente, porque eles são o nosso público alvo”, explicou.

 

Além das abordagens mencionadas, os membros das Ligas também estão utilizando outras estratégias para atingir os servidores e alunos da UNESP que estão participando da ação. “Eles estão usando uma estratégia muito legal que é baseada em um quiz, em que eles abordam pequenos grupos de jovens e propõe um jogo, uma espécie de brincadeira de verdadeiro ou falso. Os participantes devem adivinhar quais afirmativas, a respeito dos assuntos abordados, são reais ou não e, quando os participantes erram, os nossos alunos explicam porque a afirmação é falsa e/ou verdadeira. Então, é uma maneira muito interessante de levar a educação em saúde adiante”, contou.

 

A professora também destacou que, atualmente, a campanha de conscientização do Outubro Rosa, bem como a do Novembro Azul, não se restringe a falar apenas sobre o câncer de mama, colo de útero ou o de próstata. “Também é sobre falar sobre educação em saúde e prevenção primária, que está mais ligado aos nossos hábitos de vida saudáveis, como manutenção de peso adequado, atividade física, o uso de álcool e de tabaco, e não apenas sobre rastreio e diagnóstico precoce. Então, nosso objetivo é falar mais sobre a importância de uma vida saudável, para evitar que essas doenças surjam”, finalizou. Os próximos encontros serão realizados nos dias 10 e 17 de novembro.

  

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top