Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

Dani site

Professora tem artigo publicado em revista

 

 

O artigo “Canvas da Tecnologia Social: metodologia para criação de projetos” apresenta uma ferramenta de modelagem de projetos para utilização na criação de Tecnologias Sociais, desenvolvida com base nos Modelos de Negócios Canvas e Canvas Social

  

 

A professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Me. Daniele Alves Camargo Vencio, teve seu artigo de Mestrado publicado na revista Research, Society and Development, revista cientifica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, cientifico e tecnológico através da publicação de descobertas ocorridas em diferentes áreas do conhecimento.

 

Professora Daniele concluiu recentemente o seu Mestrado em Ensino da Educação Financeira pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e, em conjunto com os professores Dr. Carlos Cesar Garcia Freitas e Dra. Flaviane Pelloso Molina Freitas, obtiveram a publicação do artigo intitulado “Canvas da Tecnologia Social: metodologia para criação de projetos”. O artigo apresenta uma ferramenta de modelagem de projetos para utilização na criação de Tecnologias Sociais, desenvolvida com base nos Modelos de Negócios Canvas e Canvas Social.

 

O conceito de Tecnologia Social (TS) remete a um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, que podem ser desenvolvidas ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, aliando saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Dessa forma, elas podem ser utilizadas como solução para promover a inclusão social e para a melhoria das condições de vida das comunidades atendidas.

 

De acordo com Daniele, a Tecnologia Social (TS) é considerada um fenômeno recente, mas de importância significativa, e é caracterizada pela busca constante de soluções coletivas voltadas à transformação social. “Diante dos diversos problemas sociais enfrentados no mundo todo, a Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa cujo objetivo é oferecer tecnologias para a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida em sociedade, visando sua transformação social e a promoção de um ambiente mais democrático e sustentável. Contudo, a TS carece de metodologias adequadas que possam orientar seu processo de criação. Foi então que o artigo publicado apresentou uma ferramenta de modelagem de projetos para utilização na criação das TS, desenvolvida com base no Modelo de Negócios Canvas”, conta a professora.

 

Intitulado de Canvas da Tecnologia Social, a modelagem apresentada no artigo tem o objetivo de apoiar a elaboração das ideias de projetos de TS fornecendo um direcionamento assertivo para os projetos, mediante análise das ações sociais pretendidas, além da divulgação da Tecnologia Social para conhecimento da comunidade em geral.

 

O artigo “Canvas da Tecnologia Social: metodologia para criação de projetos” está disponível para leitura no site oficial da Revista, e para acessar basta clicar aqui e baixar o arquivo PDF.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top