FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

FEMAMedicinaRevNot

Tese de professora é publicada no exterior

 

 

Estudo clínico conduzido pela doutora Talita Domingues Caldeirão analisou o impacto negativo do uso de contraceptivos na massa óssea de adolescentes

  

 

 

No último dia 16 de setembro de 2022, a professora do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dra. Talita Domingues Caldeirão, teve a sua tese de doutorado “Impacto de duas combinações de anticoncepcionais orais de baixa dose sobre a massa óssea de adolescentes: ensaio clínico com dois anos de acompanhamento” publicado em uma revista de renome internacional - a Medicine, no volume 101, edição 37.

 

Segundo Talita, que fez seu doutorado no Programa de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Botucatu), o trabalho estudou a saúde óssea de adolescentes usuárias de contraceptivos, observando o impacto que o uso tem no ganho de massa óssea. “Nós comparamos as duas dosagens diferentes de contraceptivos com um grupo controle que não fazia uso e percebemos que existe um impacto negativo nas pacientes que iniciaram o uso de contraceptivo ainda muito jovens, o que acabou prejudicando o ganho de massa óssea delas, o que pode impactar diretamente na maturidade, aumentando o risco de osteoporose, osteopenia e outras fraturas”, explicou a professora.

 

Dra. Talita destacou que a defesa de seu trabalho foi realizada em agosto do ano passado e que, durante o desenvolvimento da pesquisa, contou com o apoio da professora Lilian Rodrigues Orsolini, docente dos cursos de Medicina e Fisioterapia da FEMA. “O projeto também fez parte do mestrado dela, fundamental para a execução de todas as etapas desse estudo clínico que foi complicado de realizar, uma vez que precisávamos acompanhar as meninas que participaram mesmo durante a pandemia, o que dificultou bastante a coleta de dados. Era necessário fazer coleta de sangue e submeter as meninas a exames, como a densitometria óssea e raios-x, então foi tudo muito desafiador, pois foi um momento que todos pararam e nós tínhamos que coletar esses dados exatamente naquele período”, completou.

 

De acordo com a professora, sua pesquisa pode sinalizar que os médicos devem observar com atenção os critérios para prescrever o uso de contraceptivos. “É preciso ver qual é a necessidade que essas meninas têm para usar contraceptivos de maneira precoce, para que elas possam realizar atividades que remediam ou diminuam o impacto negativo dessas substâncias, como atividades físicas regulares e o aumento de ingestão de cálcio, por exemplo, que podem também ajudar a prevenir o risco de fraturas. Isso acaba se tornando um problema importante de saúde pública, pensando principalmente em como diminuir os impactos importantes que pode gerar”, disse Caldeirão.

 

Além de Lilian, a estudante recém-formada do curso de Medicina da FEMA, Maria Paula Torquato, participou do projeto por meio do programa de iniciação científica da faculdade. “Como tivemos dificuldades em fazer a coleta de dados por conta da pandemia, toda a ajuda que recebemos durante o processo foi fundamental para que o trabalho fosse concluído com a excelência e a qualidade que entregamos. Então, eu quero agradecer a colaboração, a dedicação e o compromisso que todas as pessoas envolvidas neste projeto tiveram, os méritos também são de todos”, finalizou Lilian.

 

A FEMA parabeniza as professoras e a ex-aluna pela publicação do trabalho na renomada revista científica e reitera o compromisso que a instituição tem com a pesquisa e o desenvolvimento de novas ideias. A tese “Impacto de duas combinações de anticoncepcionais orais de baixa dose sobre a massa óssea de adolescentes: ensaio clínico com dois anos de acompanhamento” está disponível para leitura no link (em inglês).

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top