Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

semana de quimica

Abre inscrições para a 23ª Semana de Química

 

O evento será do dia 15 ao dia 19 de agosto de 2022 e as inscrições podem ser feitas pelo site da FEMA; 19ª Mostra de Trabalhos Científicos da instituição acontecerá simultaneamente

 

 

 

 

O curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promove, do dia 15 ao dia 19 de agosto de 2022, a 23ª edição da Semana de Química. Este ano, o evento será totalmente presencial e terá como tema “Ciências para o Desenvolvimento Sustentável”. Trabalhos para apresentação na 19ª Mostra de Trabalhos Científicos da FEMA também já podem ser submetidos pelo site até o dia 8 de agosto de 2022.

 

Realizado anualmente pelo curso, a Semana Acadêmica de Química é um evento que tem como objetivo promover a interação de alunos e professores com convidados especialistas nas áreas de conhecimento da química, com intuito de enriquecer a formação dos alunos e ampliar seus horizontes profissionais para o mercado de trabalho, assim como despertar e estimular seus desejos de aprimoramento nas diversas áreas de atuação do químico.

 

Segundo a coordenadora do curso de Química da FEMA, Dra. Mary Leiva de Faria, a escolha do tema deste ano está relacionada ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Conferência Geral da UNESCO no ano passado com o intuito de homenagear e divulgar o papel fundamental das mais diversas áreas da Ciência. “De geração em geração, as ciências básicas constroem o conjunto de conhecimentos que as próximas gerações podem usar para resolver problemas sobre os quais não sabemos lidar hoje. Neste aspecto, a Química contribui efetivamente para um mundo sustentável e a divulgação destes benefícios para o progresso científico devem ser rápidas e amplamente compartilhadas”, comentou.

 

Na abertura da semana, dia 15, será realizada a palestra ministrada pelo Dr. Regildo Márcio Gonçalves da Silva, com o tema "Síntese Verde - A Sustentabilidade na obtenção de compostos naturais”, às 20h no anfiteatro da FEMA. Na terça-feira, dia 16, a palestra será sobre Transformação e biotransformação de resíduos lignocelulósicos em materiais funcionais para a recuperação e melhoria do ambiente e agricultura, ministrada pelo Dr. André Luiz Martinez de Oliveira no Anfiteatro da FEMA, às 20h.

 

No dia 17 de agosto, às 14h no Laboratório Solos & Plantas, será ministrado um minicurso para alunos do 3º e 4º anos do curso de Química sobre Análise de Metais por espectrometria de Emissão Atômica com Plasma Induzido por Micro-ondas, com o Dr. Tiago Bervelieri Madeira. No mesmo dia, às 20h no anfiteatro da FEMA, a Dra. Lucineia dos Santos ministra uma palestra sobre Bioprospecção Farmacológica de Resíduos. Na quinta-feira, dia 18, será apresentada uma palestra, sobre Privilégios e Preconceitos: reflexões para o trabalho com a diversidade na escola, pela Doutoranda Stelamary Aparecida Despincieri Laham, no Anfiteatro da FEMA, também às 20h. O encerramento da 23ª Semana de Química será na sexta, dia 19 de agosto, com a 19ª Mostra de Trabalhos Científicos, às 18:30 no Hall do Anfiteatro da FEMA. E, a partir das 20h, o Me. André Campos Colares Botelho apresentará a palestra “Técnicas de gestão de projetos para sustentabilidade”. Outras informações sobre a programação, basta acessar o site através do link.

 

Para a professora Dra Patrícia Cavani, da Comissão Organizadora do evento, ampliar o conhecimento dos alunos nestas áreas é fundamental e a FEMA tem um papel fundamental na formação de cidadãos que possam gerar agentes de mudança na sociedade. "Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o Planeta. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável", comentou a professora.

 

19ª Mostra de Trabalhos Científicos

Poderão submeter trabalhos na 19ª Mostra de Trabalhos Científicos da FEMA, alunos e ex-alunos da instituição e de outras instituições de ensino, inclusive escolas técnicas - desde que o trabalho se relacione com a área de química. O prazo máximo para envio de trabalhos é 23h59 do dia 8 de agosto de 2022, exclusivamente pela internet, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Todos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas de apresentação, receberão um e-mail com a carta de aceite, até o dia 9 de agosto de 2022.

 

Os trabalhos aceitos serão apresentados ao público no encerramento da 23ª Semana Acadêmica de Química, no dia 19 de agosto, em formato de banner. As orientações para a submissão de trabalhos podem ser encontradas no link, na aba Normas para Submissão de Trabalhos Científicos.

 

Inscrições

Para se inscrever na 23ª Semana de Química, basta acessar o site e preencher o cadastro. Se você é aluno de Química Industrial ou de qualquer outro curso da FEMA, faça a sua inscrição pela Área de Alunos do Portal Acadêmico. A 23ª Semana Acadêmica de Química da FEMA é uma realização da coordenadoria do curso de Química Industrial da FEMA com o apoio da CROL Ciência Cosmética, Maxximo’s, Laboratório Solos & Plantas, Colégio Ipê, Bebidas Conquista e Casa di Conti.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top