MEDICINA

Main Menu

Conheça a Fema

Medicina FEMA Mutirão

Curso participa de mutirão na UBS Bonfim

 

Mutirão foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis, e atendeu cerca de 50 mulheres durante o dia 3 de junho de 2022

 

As turmas do 3º e 4º ano do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) fizeram, em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis, um mutirão para realização de exames de prevenção para cerca de 50 mulheres no dia 3 de junho de 2022, na Unidade Básica de Saúde Bonfim.

 

O médico e professor da FEMA, Luiz Takano, explica que o mutirão foi organizado a partir de uma conversa com o clínico da UBS Bonfim, Dr. André, que informou que a prefeitura levaria um ônibus para coletas de papanicolau de cerca de 50 mulheres. “A partir daí, pensamos em fazer uma grande campanha, juntando a equipe do Dr. André e a equipe de alunos que estão comigo, para realizar esses exames. Então, abrimos o espaço para o maior número de mulheres possível fazerem a coleta de papanicolau, e também estamos indicando a mamografia para as pacientes com mais de cinquenta anos, visto que o Ministério da Saúde recomenda esse exame a cada dois anos para as mulheres dessa faixa etária”, esclarece o médico.

 

O professor Takano completa dizendo que “o dia também é uma oportunidade de levar informação, então alguns alunos também estiveram na sala de espera e nos intervalos das consultas, falando com essas mulheres sobre prevenção, planejamento familiar e outros assuntos relacionados à saúde da mulher”, declara.

 

De acordo com a aluna do 4º ano, Leticia Fabris Cordeiro, o objetivo do mutirão "foi dar, às mulheres, uma oportunidade de fazer o papanicolau, já que nem sempre a rede de saúde consegue atender uma demanda tão grande. Então, tivemos cinco salas de alunos atendendo, com os professores auxiliando, e na frente da UBS, o ônibus do papanicolau. Além disso, houve a união da turma 7 e 8, o que achamos muito legal, porque nem sempre temos essa interação. Foi uma oportunidade para trabalharmos juntos, aprendermos um com o outro e trocarmos bastante informações”, conta Leticia.

 

Para o aluno Daniel Freitas Rodrigues, também do 4º ano, “essa é uma atividade focada na saúde da família mesmo, e quando falamos em ginecologia o foco é na prevenção do câncer de colo de útero, o câncer de mama e outros temas de prevenção, como as infecções sexualmente transmissíveis. Então, por exemplo, nós aproveitamos o momento em que as pacientes vêm da coleta de dados para discutir esses temas… autoexame das mamas, prevenção de doenças cardiovasculares. É uma atividade que vai ao encontro do que discutimos na faculdade, tornar a FEMA cada vez mais próxima da comunidade de Assis que está na UBS”, finaliza Daniel. 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Back to top