Engenharia Civil: conheça o novo curso da FEMA!

Main Menu

Conheça a Fema

Considerada uma das principais potencialidades da economia brasileira, a construção civil emprega milhões de trabalhadores em diversos segmentos. Como sabemos, nenhuma obra pode ser executada sem a presença de um profissional da Engenharia Civil, por isso, essa é uma das profissões mais requisitadas, sendo vital para o desenvolvimento do país. 

O engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar, executar, liderar equipes de trabalho, supervisionar e atestar padrões de qualidade em projetos para obras, reformas, instalações elétricas, hidráulicas, saneamento, entre outras áreas. 

Continue a leitura e saiba mais sobre como é o curso de Engenharia Civil, as áreas de atuação e as oportunidades no mercado de trabalho.

SOBRE O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 

Para exercer a profissão de engenheiro civil é necessário graduação com titulação de bacharelado e duração mínima de cinco anos. Durante este período, os alunos são preparados para desenvolver habilidades e técnicas em planejamento, análise, cálculo, avaliação e projeções. 

Nos primeiros semestres do curso são desenvolvidas disciplinas comuns em cálculo, estudo de solos, projetos, instalações elétricas, entre outras disciplinas que garantem o preparo do aluno. 

Já os anos finais incluem aulas mais específicas da Engenharia Civil, incluindo geologia, topografia, saneamento, drenagem urbana, transportes, além do estágio supervisionado. 

A FEMA oferece a oportunidade dos alunos escolherem cursar Engenharia Civil no período diurno ou noturno, ambos com a mesma grade curricular e carga horária. 

 

O PERFIL DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA

Se você é #TeamExatas, o curso de Engenharia Civil foi feito para você, pois a carreira envolve trabalhar com números e cálculos, mas vai muito além disso. 

Geralmente, o estudante de engenharia tem perfil analítico, raciocínio lógico, gosta de resolver problemas, ter autonomia e ser criativo, entre outras características relacionadas. 

Já no mercado de trabalho, ser organizado, meticuloso com projetos, acompanhar tendências do setor, estar atento às novas tecnologias e ter espírito de liderança são algumas das habilidades que destacam o profissional. 

 

O QUE O PROFISSIONAL DA ENGENHARIA CIVIL PODE FAZER

- Construção urbana: envolve projetar, construir ou reformar residências urbanas, prédios, comércios, grandes ou pequenas instalações e até aeroportos; 

- Infraestrutura predial: gerenciar os recursos prediais, estabelecer padrões de qualidade, ocupação ou uso do espaço;

- Transporte: projetar e executar obras de rodovias, ferrovias, aeroportos, metrôs, viadutos ou túneis;

- Estruturas e fundações: edificar fundações ou estruturas que dão apoio às construções, seja madeira, aço ou concreto, com as dimensões da obra;

- Elétrica: planejar o circuito elétrico básico de uma obra no projeto ou identificar problemas já existentes;

- Hidráulica: obras em barragens, reservatórios, sistemas de irrigação ou drenagem;

- Cálculo estrutural: desenvolver todos os cálculos com base em um projeto - essa é uma das áreas mais rentáveis da Engenharia Civil;

- Saneamento: planejar o saneamento básico, com redes de distribuição, captação, estações de tratamento de água e esgoto;

- Pesquisa: dedicar-se às pesquisas é mais uma área em que o engenheiro civil pode atuar. Estudar novos materiais, desenvolver novos produtos ou até mesmo lecionar aulas em faculdades e cursos diversos. 

 

Blog Engenharia meio

 

COMO INGRESSAR NO MERCADO DE ENGENHARIA CIVIL 

Bem, como falamos no início do texto, para exercer a profissão de engenheiro civil é necessário graduação com titulação de bacharelado. Para isso, é necessário realizar o vestibular e entrar em uma faculdade. 

Durante a graduação, o aluno tem contato direto com a teoria e prática do dia a dia do engenheiro civil, mas saiba que a oportunidade de estagiar na área também agrega na carreira profissional. 

Após formado, o profissional precisa obter registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), órgão responsável pela fiscalização das atividades nas modalidades de Engenharia, Agronomia e Geociências. 

Depois de trilhar este caminho, o profissional está pronto para assumir projetos e obras na carreira. 

 

VESTIBULAR DE VERÃO 2022 - ENGENHARIA CIVIL NA FEMA

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2022 da FEMA, com vagas disponíveis para cursar Engenharia Civil no período da manhã e da noite. O curso tem duração de 5 anos. 

O curso de Engenharia Civil é mais uma novidade que a FEMA traz para faculdade, reforçando o compromisso com a educação e mantendo-se como referência em todo o Vale do Paranapanema.

Se identificou com o curso? Não perca tempo, inscreva-se gratuitamente no Vestibular de Verão 2022 da FEMA. Ingresse com a nota do Enem ou Histórico Escolar!

Back to top