Celio e Begosso 12/12/2022 Atendimento whatsapp pagina principal

Main Menu

Conheça a Fema

ADMINISTRAÇÃO

Estudantes promovem evento solidário

Leia mais

MEDICINA

14ª turma recebe jaleco em cerimônia

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Curso realiza sua semana acadêmica em 2023

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Projeto Social capacita adolescentes de Assis

Leia mais

ENFERMAGEM

FEMA capacita profissionais de Rancharia

Leia mais

INFORMÁTICA

BCC participa da Semana Paulo Freire

Leia mais

ENFERMAGEM

Curso promove ação com o Instituto UniAssis

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL

Estudantes participam de visita técnica  

Leia mais

QUÍMICA

Curso cativa estudantes da Etec com oficina

Leia mais

PODCAST

Professor participa de programa da ETEC 

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL

Estudante de Direito toma posse de cargo

Leia mais

DIREITO

Coordenador do curso participa de Simpósio

Leia mais

Considerada uma das principais potencialidades da economia brasileira, a construção civil emprega milhões de trabalhadores em diversos segmentos. Como sabemos, nenhuma obra pode ser executada sem a presença de um profissional da Engenharia Civil, por isso, essa é uma das profissões mais requisitadas, sendo vital para o desenvolvimento do país. 

O engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar, executar, liderar equipes de trabalho, supervisionar e atestar padrões de qualidade em projetos para obras, reformas, instalações elétricas, hidráulicas, saneamento, entre outras áreas. 

Continue a leitura e saiba mais sobre como é o curso de Engenharia Civil, as áreas de atuação e as oportunidades no mercado de trabalho.

SOBRE O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 

Para exercer a profissão de engenheiro civil é necessário graduação com titulação de bacharelado e duração mínima de cinco anos. Durante este período, os alunos são preparados para desenvolver habilidades e técnicas em planejamento, análise, cálculo, avaliação e projeções. 

Nos primeiros semestres do curso são desenvolvidas disciplinas comuns em cálculo, estudo de solos, projetos, instalações elétricas, entre outras disciplinas que garantem o preparo do aluno. 

Já os anos finais incluem aulas mais específicas da Engenharia Civil, incluindo geologia, topografia, saneamento, drenagem urbana, transportes, além do estágio supervisionado. 

A FEMA oferece a oportunidade dos alunos escolherem cursar Engenharia Civil no período diurno ou noturno, ambos com a mesma grade curricular e carga horária. 

 

O PERFIL DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA

Se você é #TeamExatas, o curso de Engenharia Civil foi feito para você, pois a carreira envolve trabalhar com números e cálculos, mas vai muito além disso. 

Geralmente, o estudante de engenharia tem perfil analítico, raciocínio lógico, gosta de resolver problemas, ter autonomia e ser criativo, entre outras características relacionadas. 

Já no mercado de trabalho, ser organizado, meticuloso com projetos, acompanhar tendências do setor, estar atento às novas tecnologias e ter espírito de liderança são algumas das habilidades que destacam o profissional. 

 

O QUE O PROFISSIONAL DA ENGENHARIA CIVIL PODE FAZER

- Construção urbana: envolve projetar, construir ou reformar residências urbanas, prédios, comércios, grandes ou pequenas instalações e até aeroportos; 

- Infraestrutura predial: gerenciar os recursos prediais, estabelecer padrões de qualidade, ocupação ou uso do espaço;

- Transporte: projetar e executar obras de rodovias, ferrovias, aeroportos, metrôs, viadutos ou túneis;

- Estruturas e fundações: edificar fundações ou estruturas que dão apoio às construções, seja madeira, aço ou concreto, com as dimensões da obra;

- Elétrica: planejar o circuito elétrico básico de uma obra no projeto ou identificar problemas já existentes;

- Hidráulica: obras em barragens, reservatórios, sistemas de irrigação ou drenagem;

- Cálculo estrutural: desenvolver todos os cálculos com base em um projeto - essa é uma das áreas mais rentáveis da Engenharia Civil;

- Saneamento: planejar o saneamento básico, com redes de distribuição, captação, estações de tratamento de água e esgoto;

- Pesquisa: dedicar-se às pesquisas é mais uma área em que o engenheiro civil pode atuar. Estudar novos materiais, desenvolver novos produtos ou até mesmo lecionar aulas em faculdades e cursos diversos. 

 

Blog Engenharia meio

 

COMO INGRESSAR NO MERCADO DE ENGENHARIA CIVIL 

Bem, como falamos no início do texto, para exercer a profissão de engenheiro civil é necessário graduação com titulação de bacharelado. Para isso, é necessário realizar o vestibular e entrar em uma faculdade. 

Durante a graduação, o aluno tem contato direto com a teoria e prática do dia a dia do engenheiro civil, mas saiba que a oportunidade de estagiar na área também agrega na carreira profissional. 

Após formado, o profissional precisa obter registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), órgão responsável pela fiscalização das atividades nas modalidades de Engenharia, Agronomia e Geociências. 

Depois de trilhar este caminho, o profissional está pronto para assumir projetos e obras na carreira. 

 

VESTIBULAR DE VERÃO 2022 - ENGENHARIA CIVIL NA FEMA

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2022 da FEMA, com vagas disponíveis para cursar Engenharia Civil no período da manhã e da noite. O curso tem duração de 5 anos. 

O curso de Engenharia Civil é mais uma novidade que a FEMA traz para faculdade, reforçando o compromisso com a educação e mantendo-se como referência em todo o Vale do Paranapanema.

Se identificou com o curso? Não perca tempo, inscreva-se gratuitamente no Vestibular de Verão 2022 da FEMA. Ingresse com a nota do Enem ou Histórico Escolar!

TV FEMA

tv fema 01

FEMA FM 105,9

radio fema

Boleto Digital

FEMABoletoDigital

Back to top