FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

FEMAClinica2Not

FEMA realiza evento sobre Setembro Amarelo 

Evento realizado pelos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia busca informar sobre uma das maiores causas de morte entre jovens

 

Segunda causa de morte na população jovem, o suicídio é considerado uma questão de saúde pública e será discutido no Simpósio FEMA de Saúde Mental na próxima terça-feira (28/09), às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da FEMA Assis no YouTube. A Danielle Ferrarezi, professora do curso de Fisioterapia da FEMA, conta que o evento tem o objetivo de promover uma reflexão a respeito da importância do Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio, por meio da apresentação de dados epidemiológicos sobre o suicídio no mundo e no Brasil.

 

No simpósio, Ricardo Beauchamp, professor do curso de Medicina, irá apresentar os diferentes transtornos mentais geralmente associados a ideação suicida e suas formas de tratamento; Danielle Ferrarezi, professora do curso de Fisioterapia, irá abordar o tema a partir da perspectiva do mundo do trabalho e apontar estratégias de prevenção que podem ser aplicadas nas empresas e indicadas para os profissionais; e Daniel Augusto da Silva, professor do curso de Enfermagem, irá trazer um olhar para a questão em termos epidemiológicos para explicar o que é o suicídio, como ele acontece, potenciais gatilhos para ideação suicida, sintomas etc. A mediação será feita pela professora Arlete Aparecida Marçal, do curso de Medicina da FEMA.

 

Ricardo Beauchamp recomenda a escuta como forma de prevenção ao suicídio

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que 90% dos casos de suicídio ou de tentativa de suicídio sejam evitáveis. O psicanalista e professor do curso de Medicina da FEMA, Ricardo Beauchamp, explica que leva tempo desde o primeiro pensamento suicida até a consumação do ato, de forma que não apenas é possível evitá-lo, como as comunidades devem estar atentas e disponíveis para fazer a prevenção.

 

“Se alguém perto de você sofre, pergunte: como eu posso te ajudar? Pergunte sem julgamentos, sem autoajuda. Não trace juízos de valor, do tipo ‘isso é falta de Deus’, ‘isso é falta de trabalho’, ‘você está assim porque você quer’ - em vez de tirar do abismo, esse tipo de fala acaba empurrando a pessoa para o abismo. Para ajudar uma pessoa, primeiro é preciso se importar ela, estar próximo dela. Trata-se de dar o apoio necessário quando uma alguém precisa. Afinal, cada um tem a sua dor; é impossível sentir a dor do outro, mas é possível estar ao lado delas, junto com elas, no tempo delas, no caminho delas, e se elas assim desejarem”, explica Ricardo Beauchamp, professor do curso de Medicina da FEMA.

 

Simpósio FEMA de Saúde Mental

Mediação: Arlete Aparecida Marçal, professora do curso de Medicina da FEMA

 

Convidados:

Ricardo Beauchamp, professor do curso de Medicina

Danielle Ferrarezi, professora do curso de Fisioterapia

Daniel Augusto da Silva, professor do curso de Enfermagem

 

Data: Terça-feira 28/09

Horário: 19h30

Local: Transmissão ao vivo no canal da FEMA Assis no YouTube

  

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top