Main Menu

Conheça a Fema

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

Processo Seletivo SMASA informática presente no mundo do Rodeio


Professor e aluno da FEMA programam Sistema de Informática do rodeio da FICAR

Por Glauciana Nunes

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Os rodeios não são mais como antigamente!

 

Engana-se quem pensa que um rodeio é feito apenas com um touro, uma arena e um peão. Termo, inclusive, que os novos empresários do ramo abominam. Como o rodeio foi elevado à condição de esporte, os competidores são chamados de atletas. Dirigir-se a um deles por “peão” soa pejorativo.

 

Os novos tempos levam a tecnologia também para este esporte, que agrada não apenas quem vive no interior do país, mas movimenta pessoas de muitas partes do Brasil e do exterior. Haja visto que nos Estados Unidos há rodeios patrocinados por empresas gigantes, famosas, multimilionárias, que transformam o esporte também em entretenimento.

 

Neste cenário, Rogério Paitl, que é Presidente da Associação Assisense de Rodeios (AAR) e também da Feira Industrial, Comercial e de Agronegócios de Assis, a FICAR, além de ser proprietário da empresa de rodeios Circuito Rancho Primavera (CRP), vai além. Ele encomendou um sistema de informática para gerenciar tudo das etapas e circuitos de rodeio de sua companhia.

 

Quem está por trás do funcionamento do sistema, que foi batizado de Sistema de Gestão de Rodeios, é o professor doutor Almir Camolesi, que leciona nos cursos de Ciência de Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FEMA e atua em uma Startup própria, a Simple Technology Assis, como empreendedor no ramo de tecnologia. Junto com ele, o aluno Carlos Roberto Rossini Júnior, do 4º ano de Ciência da Computação, programou o sistema que faz todo o gerenciamento do rodeio.

 

Ricardo Sabino da Silva, comentarista de rodeios, é quem pilota o aplicativo no Circuito Rancho Primavera. Pelo sistema, ele tem todas as informações dos atletas, como nome, foto, idade, posição no campeonato e na etapa, pontuação, diferença de pontos para o líder. Também há todo o monitoramento dos animais e dos próprios torneios de rodeio. O banco de dados do sistema agrega muitas variáveis.

 

Isso só foi possível, porque o professor Almir, juntamente com Rogério Paitl, que é formado em Informática, pela FEMA, foram customizando e adaptando o sistema à necessidade do Circuito Rancho Primavera. “Não existe em nenhuma parte do mundo um sistema completo como o nosso. Estamos trabalhando nele há algum tempo e customizando para a nossa necessidade”, explicou Paitl.

 

O professor Almir comemora e diz se sentir feliz, já que a FEMA é pioneira nos cursos de Informática na região e tem produzido sistemas precisos e que facilitam o dia a dia de empresas e pessoas. Tudo o que era feito antes em planilhas de excel e fichas em papel, agora está informatizado e atualizado em tempo real.

 

Quem ganha com isso é também o público. Assim que um atleta termina sua montaria e recebe sua nota dos dois juízes na arena, o sistema é atualizado e gera um banner, com fotos do competidor, seus dados pessoais, como nome, altura, cidade natal, sua nota e em qual classificação está no campeonato.

 

É a tecnologia invadindo espaços diversos e levando mais comodidade e praticidade à vida das pessoas!

 

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top