Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

Processo Seletivo SMASFEMA participa festival de Informática


Cursos de Informática participam, em 28 de abril, do maior evento de divulgação de softwares livres da América Latina. 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participa, com os cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação, do Festival de Instalação de Software Livre da América (FLISoL), que é o maior evento de difusão de Software Livre na América Latina. O evento acontece no mesmo dia em 20 países e mais de 100 municípios no Brasil. O festival acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 17h, nos Laboratórios de Informática na FEMA, no Bloco 7 do campus.

 

Em Assis, a organização do evento é realizada pela Coordenadoria de Informática da FEMA, que tem o professor doutor Alex Poletto a frente, e o professor Douglas Sanches da Cunha é o responsável pela programação do evento. Atualmente existe uma infinidade de softwares livres conhecidos que são gratuitos. “Existem muitos softwares livres a disposição na rede, que não são utilizados por falta de conhecimento. A maioria das pessoas está acostumada a usar softwares pagos e nem sempre atentam para o fato de que ao solicitarem uma instalação em seu computador ou notebook podem estar utilizando um programa que não é legalizado”, pontuou professor Douglas.

 

Nesse aspecto, o FLISoL cumpre a função de divulgar os softwares livres que estão disponíveis para usar na rede, sem qualquer custo e muitos benefícios. Douglas ainda cita o exemplo do Software Libre Office, que oferece editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados. Por ser pouco conhecido, o software não é muito utilizado.

   

Segundo Alex Poletto, o FLISoL é gratuito e destinado a estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários públicos e mesmo pessoas sem conhecimentos de informática. O evento é diversificado e oferece várias atividades aos participantes. As pessoas poderão conhecer mais sobre o assunto, participando das oficinas e da palestra. Inscrições, programação e mais informações sobre o evento podem ser encontradas em nosso site.

   

SOBRE O FLISoL

O festival ocorre desde 2005, sempre no 4º sábado do mês de abril. O principal objetivo é promover o uso de softwares livres, informando o público sobre filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento. No dia do evento as várias comunidades de software livre, que envolvem os países, cidades e sedes, realizam várias atividades relacionadas à divulgação dos softwares. Acontecem atividades como a instalação de forma gratuita e totalmente legalizada destes softwares nos computadores e notebooks dos participantes.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top