FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

informatica minicursoMinicurso "Como Projetar Banco de Dados"

Alunos aprenderam como modelar e construir uma base de dados

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A Informática da FEMA promove frequentemente eventos e minicursos para potencializar o desempenho dos alunos de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas e Ciência da Computação. A mais recente atividade foi o “Como Projetar um Banco de Dados”.

Coordenado pelo professor doutor Alex Poletto, o minicurso reuniu 25 alunos de primeiro e segundo ano de ambos os cursos. Em dois sábados, as aulas mostraram como projetar adequadamente um banco de dados, entender conceitos fundamentais para a modelagem e a forma com as informações se inter-relacionam.

“O processo de modelagem também depende, muitas vezes, de aspectos subjetivos”, explica Poletto. “A teoria, claro, é fundamental, para entender os conceitos, os parâmetros. Por outro lado, é na experiência prática que estão as dificuldades, por isso o minicurso é importante”.

Modelar, nos termos de programação, é definir qual a estrutura deve ser montada para armazenamento e utilização de dados. Por exemplo, em uma base de dados de um lojista se deve ter registros como clientes, produto, compra e venda, dentre outros, para guardar os dados e utilizá-los adequadamente.

Na parte final, os alunos puderam ver uma implantação de banco de dados. “Utilizando SQL, simulamos a aplicação em dois sistemas gerenciadores: Oracle e MySQL. Assim, mostramos o processo de modelagem e como criá-los de forma diferente”, diz o professor Alex Poletto.

Os minicursos são complementares às aulas regulares e gratuitos. Para o curso de “Como Projetar um Banco de Dados”, os inscritos contribuíram com a doação de pacotes de arroz de 5 kg. No total, 125 kg foram arrecadados e doados ao Lar dos Velhos.

Os cursos de Informática da FEMA estão entre os mais prestigiados de Assis e região. Com aulas presenciais, os estudantes têm uma ampla estrutura e um corpo docente experiente, qualidades reconhecidas pela alta empregabilidade de estudantes formados e estagiários nas principais empresas do país.

  

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top