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FEMA se aproxima comunidade com projeto de Curricularização da Extensão

Projeto do curso de Química Industrial fortalece o ensino científico nas escolas municipais e capacita professores para o uso de recursos experimentais

O Curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) vem ganhando destaque com o inovador Projeto de Curricularização da Extensão

 

Lançado em 2024, o projeto alia teoria e prática por meio de ações extensionistas que aproximam o ambiente acadêmico das escolas municipais, promovendo o conhecimento científico de forma dialógica e transformadora.

 

No ano inaugural, o projeto “Feira de Ciências nas Escolas, Conhecimento em Ação nas Comunidades” foi implementado junto aos alunos do primeiro ano do curso de Química Industrial. 

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Assis, estudantes levaram a experiência científica às escolas de educação fundamental, despertando o interesse e a curiosidade dos jovens para temas que permeiam a ciência e a tecnologia. 

 

A iniciativa destacou a importância de incorporar a pesquisa e a prática científica no convívio escolar, ampliando a visão dos alunos e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico na comunidade.

 

Para dar continuidade ao sucesso alcançado, uma reunião estratégica foi realizada no dia 14 de fevereiro de 2025, na Secretaria Municipal de Educação, com a participação da assistente técnico pedagógica de Artes e Ciências, Ligiane S. Takaasi; da chefe de departamento, Kátia Andrade, da representante da Secretária Municipal de Educação, Maralice Chiampi; do coordenador do curso de Química da FEMA, professor Me. Alexandre Mazalli e da professora Dra. Mary Leiva de Faria, representando a FEMA. Nesse encontro, foram definidas as diretrizes para a aplicação dos projetos extensionistas no ano de 2025. 

 

Complementando essa etapa, no dia 13 de março, os coordenadores e diretores das escolas parceiras se reuniram na FEMA com os alunos do curso de Química Industrial, para organizar o cronograma e estabelecer as estratégias de inserção das atividades nas instituições de ensino municipais.

 

Assim, o ano de 2025 trará não apenas a continuidade da Feira de Ciências, mas também o lançamento de um novo projeto de extensão: “Capacitação e Experimentação Científica”

 

Durante a realização da Feira de Ciências em 2024, constatou-se que os kits de ciências fornecidos pelo município às escolas não estavam sendo plenamente utilizados, em função da necessidade de capacitação dos professores do ensino fundamental. 

 

Assim, o novo projeto tem como objetivo oferecer formação teórica e prática aos professores, estimulando competências essenciais para o uso adequado desses recursos e promovendo uma experiência mais enriquecedora para os alunos.

 

A curricularização da extensão em cursos superiores representa uma importante mudança na educação, pois integra o ensino acadêmico com a prática social. 

 

Ao inserir projetos extensionistas no currículo, a universidade não só fortalece a aprendizagem dos estudantes, possibilita também a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais, o que contribui para o desenvolvimento da comunidade. 

 

Essa abordagem fomenta o diálogo entre universidade e comunidade, ampliando a relevância dos estudos acadêmicos e promovendo a transformação social por meio do conhecimento científico.

 

Segundo o coordenador do curso de Química industrial, professor Alexandre Mazalli, “a iniciativa da FEMA, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Assis, exemplifica como parcerias bem estruturadas podem gerar benefícios mútuos para instituições de ensino e comunidades. A troca de experiências entre alunos universitários, professores e alunos do ensino fundamental cria um ambiente colaborativo que incentiva o desenvolvimento de habilidades, a criatividade e o pensamento crítico. Ao unir esforços para capacitar docentes e proporcionar experiências científicas de qualidade, o projeto reafirma o compromisso com a inovação educacional e a democratização do acesso ao conhecimento”, destaca.

 

Dessa forma, com ações planejadas para os dois semestres de 2025, a expectativa é que os resultados positivos se multipliquem, reforçando a importância da extensão universitária como ferramenta de transformação e inclusão social. 

 

A continuidade e expansão dos projetos prometem consolidar um modelo de ensino que valoriza a integração entre universidade e comunidade, preparando cidadãos mais críticos e conscientes para os desafios do futuro.




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