As atividades de extensão curricularizadas compreendem ações de caráter educativo, cultural, artístico, científico e tecnológico e tem como características próprias atender demandas prioritárias da sociedade com finalidade de desenvolver competências nos estudantes para o enfrentamento de problemas sociais, tornando o estudantes cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, as ações extensionistas são desenvolvidas através da interação dialógica entre a instituição de ensino e a comunidade, e serão propostas através de projetos que obedeçam com dinamicidade as demandas da comunidade externa a instituição, cenário onde as atividades de extensão serão desenvolvidas em parceria com a população.
A curricularização da extensão tem como marco regulatório a resolução CNE/CES nº 7/2018 que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.
Para auxiliar a comunidade acadêmica na implantação da curricularização da extensão, o IMESA foi instituiu a partir da Portaria N. 02, DE 15 DE AGOSTO DE 2024, a comissão de curricularização da extensão.