Notícias FEMA

Estudantes de Química visitam o Sirius, acelerador de partículas brasileiro

Futuros químicos da FEMA conheceram de perto uma das mais modernas infraestruturas científicas do país

No dia 9 de abril de 2025, estudantes do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP). 

 

O principal destaque do passeio foi a oportunidade de conhecer o Sirius, o acelerador de partículas brasileiro, considerado uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo.

 

Durante a visita, os estudantes puderam explorar a estrutura de pesquisa do CNPEM, que atua em áreas como nanotecnologia, biociências, biotecnologia, biorrenováveis e instrumentação científica. O centro oferece suporte à comunidade científica com infraestrutura de ponta, promovendo pesquisa, inovação, capacitação e extensão. 

 

 

Atualmente, o CNPEM também está envolvido na construção do Orion, um complexo laboratorial de máxima biossegurança, com recursos do Novo PAC.

 

A experiência foi especialmente marcante para o estudante do quarto ano, Paulo Vinicius Oliveira Garcia, que destacou a relevância da atividade para sua formação: “A visita ao CNPEM, mais especificamente ao Sirius, era algo que eu queria fazer desde o primeiro ano da faculdade. Sempre ouvimos falar dos pesquisadores e das pesquisas que passam por lá, e poder entender como funciona a aceleração de partículas, a análise sob espectros de luz emitidos e as diversas aplicações desse método foi algo muito enriquecedor”, conta.

 

Ele também ressaltou a importância de ter acesso a uma estrutura científica de alto nível dentro do próprio país: “Saber que toda aquela tecnologia está aqui no Brasil, sendo usada por pesquisadores do país inteiro e também do exterior, com abordagens e focos de pesquisa tão variados, é algo surreal. É um ambiente que brilha os olhos de qualquer um. Sou grato ao professor e coordenador Alexandre por organizar essa visita e à FEMA por apoiar e viabilizar essa experiência”, finaliza Paulo Vinicius.

 

A visita técnica reforça o compromisso da FEMA em proporcionar experiências práticas e enriquecedoras para a formação de seus estudantes, aproximando-os de centros de excelência em pesquisa científica no Brasil.




Coordenação de Medicina convida para Pré-Fórum Científico

A coordenação do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais

Estudantes de Arquitetura e Engenharia da FEMA participam da FEICON 2025

Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos