Notícias FEMA

Estudante de Enfermagem da FEMA apresenta trabalhos em congresso internacional

Uma das pesquisas, apresentada de forma oral, aborda a percepção dos profissionais de saúde sobre depressão e suicídio durante a pandemia

O estudante do 2º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Lincom Gustavo Guollo Pezotti, participou do I Congresso Paulista de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Durante o evento, ele apresentou quatro pesquisas no IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Adições, realizado no dia 20 de março de 2025.

 

Um dos trabalhos foi apresentado de forma oral. Com o tema “A perspectiva dos profissionais da saúde sobre depressão e suicídio durante a COVID-19 no município de Assis”, a pesquisa teve como objetivo identificar o aumento de casos dessas condições psicológicas no período da pandemia. O estudo buscou compreender como os profissionais de saúde lidaram com esses desafios e quais foram os impactos da crise sanitária na saúde mental da população.

 

Outras três pesquisas foram apresentadas em formato de banner: “A construção de um cenário simulado de estudante de enfermagem sobre os processos de enfermagem”, “A construção de uma cenários para cuidados com pessoas em comportamento suicidas” e “A construção de um cenário para estudantes de enfermagem sobra contenção mecânica”

 

A quarta edição do Simpósio Internacional de Enfermagem em Adições reuniu estudantes, pesquisadores, profissionais, usuários e familiares para discutir temáticas relacionadas à enfermagem psiquiátrica, saúde mental e dependência química. O evento teve duração de três dias e proporcionou um espaço de troca de experiências e aprendizado.

 

Para Lincom, a oportunidade de apresentar esses trabalhos em um evento internacional foi um marco significativo em sua trajetória acadêmica. “Acredito que minha pesquisa contribui para ampliar a perspectiva sobre questões emocionais e como a sociedade reagiu à pandemia. Além disso, trouxe uma visão dos profissionais de saúde sobre esse período desafiador”, comentou.

 

Ele também destacou a importância da discussão sobre saúde mental e a necessidade de maior conhecimento sobre a Rede de Atenção Psicossocial e as equipes multiprofissionais. “Dar continuidade a esse trabalho ou desenvolver novas pesquisas será uma meta a partir de agora”, afirmou.

 

Sobre sua experiência no congresso, Lincom ressaltou o impacto acadêmico e profissional da participação. “Foi algo novo e muito significativo para minha formação, especialmente por ser um simpósio sobre saúde mental. O evento proporcionou aprendizado e possibilitou a criação de novos vínculos acadêmicos com outras universidades e profissionais da área”, disse.

 

Ele ainda incentivou outros estudantes a se engajarem em projetos acadêmicos e eventos da área da saúde. “A saúde tem seus desafios, mas não devemos nos acomodar. É essencial levar nosso conhecimento adiante por meio de pesquisas e trabalhos em eventos de pequena e grande magnitude. Isso nos engrandece tanto na vida acadêmica quanto futuramente como profissionais”, concluiu.




Inscrições abertas para o projeto “Cuidando Juntos, Envelhecendo Melhor”

A FEMA está com inscrições abertas para o projeto de extensão universitária “Cuidando ...

Leia mais

Inteligência emocional no trabalho é tema de palestra no curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da Faculdade Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, na tarde do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos