Parceria entre FEMA e escola promove reflexão sobre projetos de vida e carreira
  • Home
  • Parceria entre FEMA e escola promove reflexão sobre projetos de vida e carreira

Parceria entre FEMA e escola promove reflexão sobre projetos de vida e carreira

                                   

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio têm imersão na estrutura dos laboratórios de comunicação da FEMA e produzem exposição de fotopoemas sobre o tema “Eu e a Escola” em parceria com agência experimental de Publicidade e Propaganda

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estabeleceu recentemente uma parceria com a Escola Estadual Profª Lourdes Pereira para promover a troca de conhecimento entre ensino médio e ensino superior. A parceria envolveu duas visitas: a primeira ocorreu no dia 25 de abril, quando os professores e estagiários da agência laboratorial do curso de Publicidade e Propaganda da FEMA visitaram a E.E. Profª Lourdes Pereira, e a segunda visita ocorreu no dia 3 de maio, quando os estudantes da escola visitaram a FEMA para conhecerem os laboratórios de comunicação.

 

O objetivo dessa parceria é proporcionar reflexões sobre o projeto de vida dos estudantes e as Competências Socioemocionais na aula de “Projeto de Vida”. Os professores desta aplicaram uma avaliação diagnóstica para saber se no 1º ano do Ensino Médio existe o interesse pela área de comunicação, e após isso, realizar as visitas.

 

A etapa seguinte da parceria consiste na produção de uma exposição “fotopoema” com o tema “Eu e a escola”. Os estudantes do 1º ano da escola irão trabalhar na edição das fotos que fizeram durante a visita à FEMA, e também receberão uma formação sobre “como fazer uma publicidade para uma rede de escolas (fictícia)”, com a orientação da agência laboratorial do curso de Publicidade e Propaganda da FEMA e de seus professores.

 

A exposição será realizada em duas etapas, na escola Lourdes Pereira e na FEMA, com data ainda a ser agendada. Os pais dos estudantes dos 7º anos, que escreveram os poemas, e os estudantes do Ensino Médio, que produziram as fotos, estarão presentes na exposição realizada na escola. Após a conclusão da parceria os estudantes farão uma nova avaliação para saber se aumentou o interesse por essa profissão, a partir deste projeto.

 

Segundo a professora do curso de Publicidade da FEMA, Ma. Gisele Maria Silveira Constantino, “o projeto da FEMA com a Escola Lourdes Pereira, além  de oportunizar o compartilhamento das nossas experiências, tem sido muito importante, tanto para a Agência pedagógica Geração Propaganda e o curso de Publicidade, quanto para a FEMA, pela importância de integrar a tríade ensino/pesquisa/extensão, por meio de parcerias sócio-educacionais. Acreditamos que essa é uma oportunidade riquíssima de troca e produção de conhecimento, que pode provocar impacto e transformação na vida dos estudantes”, comenta.

 

A professora da disciplina “Projeto de Vida”, Kedma Marta da Silva Ribeiro, explica que a disciplina em questão visa levar os estudantes a sonharem e a decidirem sobre a profissão que desejam seguir. “Um dos gêneros contemplados pelo Currículo Paulista para a 1ª série do Ensino Médio é o anúncio publicitário. Tentamos, então, o diálogo entre teoria e prática. Neste sentido, pensamos na aproximação entre o curso de Publicidade e Propaganda da FEMA e a Escola Lourdes Pereira”, conta. 

 

Para a professora de Orientação de Estudos de Língua Portuguesa, Neiva Zacarias Portes Pataro, a experiência de imersão foi exitosa, uma vez que proporcionou aos estudantes a expansão da teoria, uma vivência universitária e a reflexão sobre a profissão, contribuindo para a sua escolha enquanto futuro profissional.

 

Essa iniciativa de parceria entre a FEMA e a Escola Estadual Profª Lourdes Pereira é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode ser benéfica para o desenvolvimento educacional dos estudantes e a promoção de reflexões sobre o futuro profissional.

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã para integração teoria-prática

Visita dos alunos da E.E. Prof. David José Luz fortalece laços educacionais e promove aprendizado ...

Leia mais

“FEMA + Alegria” abre novas vagas para estudantes

Projeto utiliza personagens para levar alegria em visitas a instituições locais, e busca novos ...

Leia mais