HUB Inova FEMA e curso de Química desenvolvem Spray para uso em impressoras 3D
  • Home
  • HUB Inova FEMA e curso de Química desenvolvem Spray para uso em impressoras 3D

HUB Inova FEMA e curso de Química desenvolvem Spray para uso em impressoras 3D

                                   

Produto desenvolvido por meio de uma parceria com a empresa GALANTA promete solucionar problema comum no processo de impressão 3D

 

O HUB Inova FEMA, em conjunto com o curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), desenvolveu um spray fixador para ser utilizado em impressoras 3D. A parceria foi originada a partir de uma necessidade da empresa GALANTA, que possui impressoras 3D que usam uma base de vidro para imprimir as peças, sendo que a fixação é essencial para que a peça não se mova durante o tempo de impressão. Após a impressão, a peça precisa ser solta do vidro, o que é facilitado pelo spray fixador desenvolvido.

 

O spray foi produzido pelos professores do curso de Química Dra. Mary Leiva de Faria, Dra. Silvia Maria Batista de Souza, Me. Alexandre Vinicius Guedes Mazalli e Me. Marcelo Silva Ferreira, em outubro e novembro de 2022. Em dezembro, foram realizados testes práticos na GALANTA, em cinco bases diferentes de vidro, e os resultados foram muito satisfatórios. Em janeiro de 2023, foram feitos mais alguns testes e a empresa manifestou interesse em produzir o spray em parceria com a FEMA.

 

Segundo o professor Dr. Alex Poletto, do HUB Inova FEMA, o spray é o primeiro produto que está sendo desenvolvido pelo HUB em parceria com a GALANTA e o curso de Química da FEMA. Embora já existam sprays fixadores no mercado, este produto tem um grande potencial de utilização, devido ao crescimento da impressão 3D nos próximos anos, além de um menor custo. “A parceria entre a FEMA e a GALANTA é uma iniciativa de sucesso que vem se destacando na área de inovação e tecnologia, e a produção do spray fixador é mais um exemplo da competência e colaboração dessas empresas. Este é um produto de marca, desenvolvido em parceria com a GALANTA, que tem grande potencial de mercado”, afirma Poletto.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Química, professora Dra. Mary Leiva, a parceria entre o curso de Química da FEMA, o HUB Inova FEMA e a empresa GALANTA, na produção do spray fixador para impressão 3D, é de extrema importância e é um grande passo para a FEMA e para o curso de Química. “É muito bom contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região, e também uma honra para nós termos quatro professores do curso de Química envolvidos na produção do spray, o que demonstra a experiência dos nossos docentes. Por isso, estamos muito animados com os resultados positivos dos testes e com a possibilidade de ver nosso produto sendo utilizado no mercado, e esperamos continuar colaborando em projetos como esse futuramente, com a possível participação de estudantes do curso também”, comenta.

 

O entusiasmo se estende a Guilherme Bassalobre, proprietário da GALANTA, que declara a importância de parcerias como essa, resultante em produtos de grande qualidade e importância para empresas da comunidade. “O teste realizado com o spray produzido em parceria com a FEMA foi um sucesso e estamos ansiosos para colocar o produto em produção e disponibilizá-lo no mercado. É muito gratificante ver a colaboração entre instituições de ensino e empresas em busca de soluções inovadoras e eficazes”, finaliza Guilherme.

 

A produção do spray ainda está em fase de negociação, e a equipe do HUB Inova FEMA está trabalhando em conjunto com a GALANTA para alinhar os detalhes do contrato de parceria. A iniciativa também conta com o apoio do jurídico da FEMA para a elaboração dos termos do contrato de parceria.

Prof. Mary se despede da coordenação do curso de Química e é homenageada

Homenagem emocionou a todos os presentes e celebrou as contribuições da professora durante os ...

Leia mais

Egressos do curso de Química da FEMA são aprovados em mestrado

Bianca Silva Bras e Matheus Pinheiro Martins, graduados em Química Industrial, foram aceitos em ...

Leia mais