FEMA encerra colações de grau com turmas de Direito
  • Home
  • FEMA encerra colações de grau com turmas de Direito

FEMA encerra colações de grau com turmas de Direito

                                   

O evento marcou o final da jornada acadêmica e o início de uma nova fase para os estudantes recém-formados

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 26 de janeiro de 2024, a formatura dos estudantes do curso de Direito, dos períodos diurno e noturno, no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA). A noite foi marcada por discursos e homenagens aos formandos que concluíram com sucesso os seus estudos, e agora se preparam para enfrentar novos desafios do mercado de trabalho.

 

Estiveram presentes, ocupando a mesa diretiva da solenidade, o vice-presidente da FEMA, professor Dr. Cláudio Edward dos Reis; o diretor-executivo da FEMA, professor Me. Hilário Vetore Neto; a diretora acadêmica em exercício do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; o coordenador do curso de Direito, professor Dr. Jesualdo Eduardo de Almeida Junior; o paraninfo dos formandos, professor Me. Fernando Antonio Soares de Sá Junior; a nome de turma dos formandos do período diurno, professora Ma. Lenise Antunes Dias; e a patronesse dos formandos do período noturno, professora Dra. Maria Angélica Lacerda Marin. O evento também contou com a presença de professores do curso, amigos e familiares dos formandos, proporcionando um ambiente ainda mais especial para a celebração.

 

Durante seu discurso, a diretora acadêmica em exercício, professora Ma. Arlete Marçal, parabenizou a todos os pais e a todos que se dedicaram para que o sonho dos estudantes fosse realizado. Além disso, dirigiu uma mensagem especial aos advogados que estavam concluindo sua formação naquele momento: “Às vezes, permito-me falar com Deus, e hoje foi um desses momentos que eu vim pra cá, eu pedi a Ele algumas coisas, eu me atrevi a conversar e pedir. Afinal, considero a profissão que escolheram uma das mais nobres. No próprio juramento, é afirmado que é preciso cultivar justiça, respeito e trabalhar com dignidade no mundo. Deve-se pensar no social, na comunidade, no todo. Existe uma frase que diz: ‘Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.’ No entanto, peço a Deus que abençoe o caminho de vocês, para que sempre saibam sua direção. Que possuam compaixão em cada passo e em cada empreendimento, respeitando o próximo. O juramento também destaca algo crucial: a liberdade. Portanto, ao olharem para cada pessoa, que a compaixão esteja presente, e que Deus ilumine cada vez mais o caminho de vocês, pois este ciclo foi completado. Eu desejo a vocês tudo de mais belo dessa vida”, expressou Arlete.

 

O coordenador do curso, professor Dr. Jesualdo, destacou a competência de todos os formandos de 2023. “Uma turma numerosa e uma turma bastante competente. Nós tivemos pelo menos 40 já aprovados exames de ordem sem terem terminado o quinto ano. O que mostra não apenas a capacidade desse corpo discente, mas também do corpo docente que tem conseguido fazer com que eles trilhassem pelo melhor caminho possível na carreira jurídica, declara o professor.

 

Graduado em Direito pela FEMA, Hilário Vetore, atualmente professor do curso e diretor-executivo da instituição, relembra o momento de sua formatura, ocorrida há 20 anos: “Sou da primeira turma, de 1999. Enquanto eu estava sentado, comentava com a professora Maria Angélica que no dia da minha colação, eu estava perdido, sem saber o que ia acontecer. Agora, posso sentar à mesa e testemunhar meus alunos se formando. A felicidade que sinto é indescritível”, recorda.

 

A cerimônia de sexta-feira encerrou uma semana repleta de despedidas entre estudantes e professores, e marcou o início de uma nova jornada para os formandos de diversos cursos da FEMA, que agora se preparam para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica.




Aluno de Direito compõe mesa em reunião do Conselho Estadual da OAB SP

Realizada no último dia 22, reunião marcou a primeira vez em que um estudante do interior é ...

Leia mais

Coordenador e egresso de Direito publicam capítulo em livro internacional

Capítulo em livro ‘Desafios da Legaltech’ aborda a importância do tempo de guarda e ...

Leia mais