FEMA cola grau dos cursos de Informática, Publicidade e Química
  • Home
  • FEMA cola grau dos cursos de Informática, Publicidade e Química

FEMA cola grau dos cursos de Informática, Publicidade e Química

                                   

Com discursos emocionantes, a solenidade contou com a presença dos professores, amigos e familiares.

 

Na noite de quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2023, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou a formatura dos estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, e Química Industrial, no Cine FEMA Piracaia. O evento foi marcado por muita emoção e celebração dos formandos, que se esforçaram e se dedicaram para alcançar o sucesso.

 

A cerimônia teve a participação do presidente da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Arildo José de Almeida; do diretor-executivo da FEMA, Nivaldo Aparecido de Melo; da vice-diretora acadêmica do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; da coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros; da coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Dra. Ana Luisa Antunes Dias; do paraninfo do curso de ADS, professor Dr. Almir Rogério Camolesi; da paraninfa do curso de Ciência da Computação, professora Dra. Marisa Atsuko Nitto; do patrono do curso de ADS, professor Me. Fábio Eder Cardoso; do nome de turma de Ciência da Computação, professor Me. Guilherme de Cleva Farto; do patrono do curso de Ciência da Computação, professor Me. Fernando Graciano de Brito; do nome de turma de Publicidade e Propaganda, professora Dra. Livia Turra Basseto; da paraninfa do curso de Publicidade e Propaganda, professora Leonice Martins Funari Simões; da patronesse do curso de Química Industrial, professora Ma. Gilcelene Bruson; e da paraninfa do curso de Química Industrial, professora Dra. Patrícia Cavani Martins de Mello. O evento também contou com a presença dos professores dos cursos, amigos e familiares dos formandos.

 

Em depoimento, o presidente da FEMA, Arildo Almeida, destaca a importância dessas carreiras para o desenvolvimento econômico e social, e como a faculdade contribui para formar profissionais habilitados e respeitosos. Arildo também expressa sua satisfação e orgulho pela realização da colação de grau e agradece à equipe da FEMA pelo trabalho realizado. “Essa colação de grau é exemplar, porque junta três grandes áreas do conhecimento, extremamente importantes para o mundo contemporâneo: o time da TI, o time da Química e o time da Publicidade. São carreiras extremamente importantes para o desenvolvimento econômico e social, carreiras que estão em franco desenvolvimento, e necessárias para a sociedade“, fala Arildo.

 

Em seu discurso, a vice-diretora do IMESA, professora Ma. Arlete Marçal, declarou que o momento da colação de grau é quando os sonhos se realizam, e também desejou sucesso aos formandos. “Este é um momento em que os sonhos se concretizam, e novos sonhos começam a florescer. Agora, um novo ciclo começa a partir desse momento. Desejo que todos os formandos levem essa energia de amor e sucesso para as suas vidas e para todos os caminhos que trilharem. Que possam continuar perseguindo seus sonhos com determinação e que sejam muito felizes”, fala Arlete.

 

O diretor-executivo, Nivaldo, celebra o fato da FEMA estar formando mais um grupo de profissionais e cidadãos capacitados para o mercado. “Para nós da direção executiva, este é um momento de alegria, um momento em que podemos compartilhar a felicidade com as famílias dos formandos. Temos a consciência tranquila de que a FEMA está formando cidadãos capacitados, preparados para buscar o mercado lá fora e, com certeza, fazer muita história. Nossos estudantes e professores, muito obrigado por acreditarem na FEMA, que sempre pregou e sempre teve como objetivo oferecer conhecimento de elevado grau. Sabemos que os estudantes formados pela instituição estão amplamente preparados para enfrentar o mercado lá fora e fazer história”, declara.

 

A coordenadora do bacharelado e licenciatura em Química, professora Dra. Mary Leiva de Faria, expõe o que sente com essa colação de grau: “É uma sensação de dever cumprido. Sempre é gratificante ver a evolução dos estudantes durante os quatro anos de graduação, e a mudança é visível quando eles chegam no final do curso, mais maduros profissionalmente e mais focados na carreira profissional. É maravilhoso fazer parte desta mudança“, fala.

 

Diomara Barros, coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, externa a sinestesia que sente ao ver os estudantes colando grau e diz que “essas duas turmas me trazem uma mistura de sentimentos de alegria e tristeza. Como eu comentei com eles, disse que vou chorar, pois fico emocionada ao ver que o tempo passou tão rápido enquanto eles estavam conosco. Ao mesmo tempo, fico feliz de ver que a maioria deles já está empregada e seguirá seu caminho, firmes. Isso nos deixa muito felizes”, confessa a professora.

 

Ana Luisa, coordenadora do curso de Publicidade, conta que a turma de formandos é vitoriosa, pois resistiram ao período de aulas na pandemia do Coronavírus. “É um sentimento de finalização de um ciclo, de dever cumprido, orgulho dos estudantes, da história, especialmente da turma que sobreviveu dois anos de ensino online durante a pandemia. Eles são uma turma muito vitoriosa, pois muitos desistiram, mas eles resistiram e estão se formando hoje. Uma lembrança marcante dessa turma foi no último ano, quando eu ia à sala deles, na FEMA, em vez de ir à sala dos professores, porque criamos um laço muito forte. Hoje estamos celebrando juntos e dividindo conhecimento, eles ensinando para mim e eu ensinando para eles, criando uma amizade bacana. Agora somos colegas de profissão!“, comemora a professora.

 

O sentimento de realização perdura não só no corpo docente e nos estudantes que se formaram, mas também nos familiares que estavam ali presentes. Ana Maria Machado, mãe da formanda de Publicidade, Sarah Cristina Salvatte, relata que ver a sua filha se graduar foi um motivo de muita alegria. “O caminho não foi fácil, pois ser uma cuidadora e formar uma filha é uma missão difícil, mas nos apegamos a Deus e Ele preparou tudo. A Sarah recebeu apoio, ela fez o estágio na FEMA, o que nos ajudou bastante, e eu penso que meu sonho está se realizando hoje”, assume Ana Maria.

 

Sarah relata que a colação foi um momento de muita emoção, e fala que só tem a agradecer à FEMA e aos seus familiares, por todo o apoio durante esses anos. “Foi quatro anos de muita luta, e minha mãe e minha família me ajudaram a chegar até aqui. Eu espero continuar nessa carreira e ter um futuro brilhante, junto também com a FEMA”, finaliza a estudante.

 

FEMA encerra colações de grau com turmas de Direito

O evento marcou o final da jornada acadêmica e o início de uma nova fase para os estudantes ...

Leia mais

FEMA realiza colação de grau dos estudantes de Direito do período noturno

A formatura simbolizou o término do percurso acadêmico e o início de uma etapa nova para os ...

Leia mais