Estagiários de Enfermagem recebem treinamento de Suporte Básico de Vida em PCR
  • Home
  • Estagiários de Enfermagem recebem treinamento de Suporte Básico de Vida em PCR

Estagiários de Enfermagem recebem treinamento de Suporte Básico de Vida em PCR

                                   

Capacitação interna foi conduzida pelos estudantes integrantes da Liga do Trauma – FEMA ETHOS e reuniu, no sábado, cerca de 20 estudantes estagiários que atuam na área de Atendimento Hospitalar

 

Os estudantes do curso de graduação em Enfermagem integrantes do projeto de extensão FEMA ETHOS da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveram no último sábado, dia 1 de abril de 2023, um treinamento interno sobre suporte básico de vida na parada cardiorrespiratória adulto. A capacitação, que teve como público-alvo estudantes de Enfermagem que fazem estágio na área de atendimento hospitalar, foi realizada na Sala de Urgência instalada no Bloco 11 do campus da FEMA, destinada às atividades práticas dos cursos de saúde da instituição.

 

Segundo a professora Dra. Caroline Lourenço, coordenadora do curso de Enfermagem e uma das supervisoras do FEMA ETHOS, os discentes estiveram sob a orientação do professor Dr. Daniel Augusto da Silva e da professora Dra. Rosângela Gonçalves da Silva durante toda a capacitação. “Basicamente, a capacitação serviu para que os nossos estudantes estagiários, que possuem algum grau de dificuldade na prática de atendimento em urgência, pudessem se atualizar a respeito dos protocolos de atendimento propostos pelas diretrizes da Sociedade Americana de Cardiologia (ACLS). Então, nossos estudantes ligantes trabalharam com eles, todos os protocolos de reanimação pulmonar para pacientes em situação de urgência, como é o caso da parada cardiorrespiratória”, explicou. 

 

A coordenadora também destaca o compromisso que os cursos de Saúde da FEMA têm com a comunidade, buscando identificar as fragilidades de seus estudantes para que o corpo discente formado pela instituição seja o mais humanizado e capacitado possível. “Sabemos o quanto é importante estar a todo momento capacitando nossos estudantes e, através dessas experiências simuladas, podemos garantir que, quando eles forem profissionais, vão conseguir atuar no mais alto nível de competência e cuidado. Não medimos esforços em trabalhar arduamente para sermos capazes de identificar as fragilidades que eles possuem e, depois, instruí-los dentro de ambientes controlados, buscando alcançar a excelência que sabemos que eles possuem. Quanto mais eles passarem por essas experiências, mais habilidades e competências conseguirão desenvolver”, finalizou a professora Caroline.

 

SOBRE O PROJETO

O FEMA ETHOS é um projeto realizado pelo grupo de estudantes de Enfermagem do quarto e quinto ano da FEMA, sob a supervisão da professora Dra. Caroline Lourenço, do professor Dr. Daniel Augusto da Silva e da professora Dra. Rosângela Gonçalves Da Silva. O grupo desenvolve capacitações e treinamentos de suporte básico de vida, proporcionando, às equipes de profissionais de saúde de Assis e região, novos conhecimentos a serem desenvolvidos durante os atendimentos, pensando em uma enfermagem humanizada e eficiente.

Diretora da FEMA/IMESA participa do 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Iniciativa reúne instituições e representantes da saúde de Assis e região, promovendo diálogo ...

Leia mais

Inscrições abertas para o PET-Saúde, com bolsas de 700 reais mensais

O programa é exclusivo para estudantes dos cursos de saúde da FEMA; inscrições vão até o dia ...

Leia mais