Atividade simulada é desenvolvida com estudantes, para prática de anamnese
  • Home
  • Atividade simulada é desenvolvida com estudantes, para prática de anamnese

Atividade simulada é desenvolvida com estudantes, para prática de anamnese

                                   

A atividade constitui um dos métodos de aprendizagem na metodologia ativa, que visa aperfeiçoar ainda mais a formação dos estudantes

 

Os estudantes do 1º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, no dia 27 de abril de 2023, de uma atividade prática de anamnese por meio do Objective Structured Clinical Examination (OSCE), método adotado pelo curso de Enfermagem da FEMA, baseado em metodologias ativas.

 

A simulação foi elaborada e conduzida pelos professores da unidade de Habilidade em Enfermagem, Dra. Caroline Lourenço De Almeida e Dr. Daniel Augusto Da Silva. A anamnese é uma etapa fundamental na avaliação do paciente e consiste em uma entrevista realizada pelo enfermeiro para identificar sinais importantes antes do exame físico. Durante a atividade simulada, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a prática da anamnese em um ambiente controlado, seguro e supervisionado.

 

Já o OSCE consiste em um circuito de estações com pacientes padronizados, um ou dois avaliadores, e tarefas específicas em cada situação. A atividade tem como objetivo aplicar as competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos estudantes durante o processo de aprendizagem.

 

Segundo a coordenadora do curso, a professora Dra. Caroline Lourenço, o método adotado pelo curso de Enfermagem da FEMA, baseado em metodologias ativas, tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma formação completa e de qualidade, preparando-os para enfrentar os desafios da profissão, e a simulação de anamnese é apenas um exemplo de como o curso busca aprimorar a formação dos seus estudantes.

 

A FEMA se orgulha em oferecer um ensino de excelência, buscando sempre inovar e proporcionar uma formação de qualidade aos seus estudantes. A simulação de anamnese realizada pelo curso de Enfermagem é mais uma demonstração do compromisso da faculdade com a educação de qualidade e o desenvolvimento dos seus estudantes.

Diretora da FEMA/IMESA participa do 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Iniciativa reúne instituições e representantes da saúde de Assis e região, promovendo diálogo ...

Leia mais

Inscrições abertas para o PET-Saúde, com bolsas de 700 reais mensais

O programa é exclusivo para estudantes dos cursos de saúde da FEMA; inscrições vão até o dia ...

Leia mais