Main Menu

Conheça a Fema

ÉDiadaJava siteFEMA no É Dia de Java, em São Carlos

Alunos de Informática da FEMA tiveram encontro exclusivo com palestrantes

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Mais uma vez os alunos dos cursos de Informática da FEMA marcaram presença no “É Dia de Java”, evento anual da UFSCar, a Universidade Federal de São Carlos, que neste ano chegou a sua décima sexta edição.

Ao todo, 42 estudantes das graduações de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, supervisionados pela professora mestre Diomara Martins Reigato Barros e a analista de sistemas Cintia Ferreira Carvalho, do CEPEIN, o Centro de Pesquisa em Informática, assistiram às palestras.

Entre os convidados, estavam profissionais representando Oracle, Red Hat e demais empresas de tecnologia. O objetivo principal é fortalecer a comunidade de desenvolvedores de software em Java, mostrar e atualizar os principais avanços dessa plataforma.

“Nas discussões deste ano se falou muito do Java 9 e as principais diferenças em relação à versão anterior”, explica a professora Diomara Barros. “Outros destaques também foram os microsserviços e a era ‘cloud’, a computação das nuvens, e de que forma os bancos de dados estão preparados para essa realidade”.

A FEMA está entre as instituições de ensino que mais leva estudantes ao “É Dia da Java”. Em 2016, dos 200 alunos inscritos de 16 faculdades, 25% eram da FEMA. Atenta a esse número, o Departamento de Computação da UFSCar realizou um encontro exclusivo com os alunos da fundação, na véspera do evento.

ÉDiadaJava site2Sérgio Donizete Zorzo, professor e pró-reitor de pesquisa da universidade, reuniu os palestrantes na sexta, dia 25 de agosto, para um bate-papo com os alunos da FEMA. “Ele estimulou os estudantes a seguirem se especializando e lembrou que a UFSCar tem diversos cursos, mestrado, opções de bolsa de estudos. Depois, fizemos um tour pelo setor de computação”, conta Cintia Ferreira Carvalho.

Para a professora Diomara Barros, a participação na décima sexta edição do “É Dia de Java” foi extremamente positiva. “Muitos temas para pesquisas e para o TCC surgem a partir desse contato com especialistas da área. Além de atualizados em Java, os nossos alunos voltam com a mente aberta para novas ideias”.

O “É Dia de Java” é uma realização do Departamento de Computação da UFSCar, do grupo de usuários de Java “SouJava” e de empresas ligadas ao mercado e que tem produtos ou trabalham com a plataforma.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top